Transformando mentes e corações
16/08/2019
Há tempos nossos alunos convivem com a metodologia de projetos interdisciplinares mas algo faltava…um projeto contínuo de conscientização sobre a manutenção do território escolar.
A partir dessa inquietação, o diretor do ensino fundamental 2 e ensino médio, Hermom Tangariffe, e a equipe de professores e coordenadores levantaram o que poderia ser mudado internamente e partiram para uma intervenção pedagógica que transcendeu os muros da zona de conforto dos estudantes.
“Os projetos estavam distantes da vivência dos alunos. Sem parâmetros, não sabiam como valorizar o que recebiam da escola. Alcançavam o aprendizado, mas precisavam também aprender como utilizá-lo no entorno. Como eles entraram no Solar ainda bebês, lançamos o desafio: O que você faria para melhorar os espaços por onde você passou? E estamos tendo resultados excepcionais”, conta Hermom.
A atuação proativa dos alunos já trouxe exemplos positivos de renovação:
- A turma do 7º ano apresentou projeto de reforma de um espaço na escola para ser usado pelos alunos do fundamental 1 como quadra de futebol. Com o suporte da professora Fernanda, de inglês, buscaram parceria com o Museu da Pelada e conseguiram rede, tinta, tijolos para transformar a área e deixá-la acessível;
- Os alunos do 7º e 8º anos observaram que havia muito desperdício de alimentos nas refeições servidas ao longo do dia. Com o apoio da nutricionista, Manuela Peixoto, participaram de ajustes na quantidade e aprenderam a utilizar partes dos alimentos que costumam ser descartadas: com a casca da banana fizeram brigadeiros para as crianças do ensino infantil;
- Para evitar desperdício de água e luz, o trabalho de campo da turma do 9º ano foi longo. Depois de assistirem ao filme “O menino que descobriu o vento” e de levantarem o consumo do Solar na Light e na Cedae, desenvolveram ideias para redução do consumo, como reutilizar a água do escovódromo, área onde escovam os dentes após as refeições, nas descargas dos sanitários;
- A horta tinha sido destruída por fortes chuvas e, juntamente com a professora Hevelyn, de Ciências, os estudantes criaram o projeto “Horta em 3D”. Toda área foi mapeada e as informações sobre a horta estão disponibilizadas em um arquivo 3D com fotos e vídeos;
- A sala do 8º ano estava com as paredes sujas e pichadas e os alunos se conscientizaram e pintaram o espaço para entregá-lo como receberam no início do ano letivo;
- Outras ações dos alunos do ensino fundamental 2 e médio têm levado muito afeto aos pequenos: fizeram novos assentos adaptados para as turmas do pré e maternal e os integrantes da Orquestra Meninos de Luz têm levado boa música para as salas de aula.
Assim, vamos transformando mentes e corações para que, efetivamente, nossos meninos de luz sigam responsáveis, cuidando das pessoas e dos espaços que ocupam.