Ajude

Menu Doe

Teatro Meninos de Luz recebe Quarteto da Guanabara

03/10/2012

O Teatro Meninos de Luz foi palco, na quarta-feira, 3 de outubro, de um concerto apresentado pelo Quarteto da Guanabara.

Segundo a diretora geral do Solar, Isabella Maltaroli, este é um programa cultural que a instituição propõe aos alunos, para amplitude de conhecimento na área das artes, da música, dança, do teatro. De acordo com Rosana Martins, responsável em trazer espetáculos nacionais e internacionais ao Teatro do Solar. “É muito gratificante colocar o Solar no circuito de concertos e orquestras. O Quarteto da Guanabara se apresenta em grandes casas de espetáculo e hoje eles se apresentam aqui!”, declarou Rosana.

“O concerto foi espetacular. Já conhecíamos o trabalho da antiga composição do Quarteto, mas nunca tivemos a oportunidade de vê-los tocar. Gostamos muito”, disseram o casal Mercedes e Daniel Salvati, após prestigiarem o evento.

O repertório do grupo formado por Márcio Malard (violoncelo), Daniel Albuquerque (viola), Gabriela Queiroz e Daniel Guedes (violinos) contou com quartetos dos compositores Joseph Haydn (austríaco), Heitor Villa-Lobos (brasileiro) e Antonín Dvorák (tcheco). Eles começaram tocando 3 movimentos do quarteto número 1, de Heitor Villa-Lobos.

Nos intervalos, os músicos explicavam um pouco a origem das músicas e davam a palavra para o público, formado por alunos do Solar, pais e responsáveis, para que fizessem perguntas. Muito interessados, alguns alunos que participam de oficinas de música no próprio Solar fizeram várias perguntas sobre compositores, arranjos.

Márcio Malard, um dos integrantes do grupo, deixou uma dica para os jovens músicos. “É preciso ter muita persistência. Os jovens devem determinar a eles mesmos que podem tocar o instrumento. Para tanto, basta ter disciplina, se perguntar o tempo todo onde estão errando e ter muito amor pela música. O início não é fácil para ninguém, mas o sucesso vem para quem se dedica”, destacou.

Voltar às notícias