Em celebração ao lançamento do Acervo Digital da compositora Chiquinha Gonzaga, o Solar Meninos de Luz foi o palco de um grande show de Choro com professores e compositores da Escola Portátil de Música (EPM), na segunda-feira, 17 de outubro. Eles fizeram a apresentação no Teatro Meninos de Luz, com arranjos especialmente criados para a ocasião.
Além do Rio de Janeiro, estão acontecendo recitais em Brasília e em São Paulo. Todos abertos ao público. No Teatro Meninos de Luz, os professores da EPM, recente parceira do Solar que oferece oficinas de cavaquinho, violão, pandeiro e apreciação musical aos nossos alunos, realizaram este concerto musical no dia do aniversário de Chiquinha Gonzaga.
Com a inauguração do Acervo Musical, o público e toda a comunidade da música no Brasil e no mundo vão ter acesso a mais de 300 partituras revisadas e digitalizadas, disponibilizadas no novo site www.chiquinhagonzaga.com.br. O lançamento oficial foi no dia 18 de outubro, no Instituto Moreira Salles, para imprensa e convidados.
Chiquinha Gonzaga era compositora, instrumentista e regente. A maior personalidade feminina da história da música popular brasileira, primeira maestrina, autora da primeira canção carnavalesca, primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes, além de fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais.
Tivemos presenças ilustres como Mauricio Carrilho, Paulo Aragão, Luiz Flávio Alcofra e Lucas Porto nos violões; Jayme Vignoli e Luciana Rabello nos cavaquinhos; Pedro Aragão e Marcílio Lopes nos bandolins; Antonio Rocha na flauta, Rui Alvim no sax alto, Pedro Paes no clarinete, Denize Rodrigues no sax tenor, Aquiles Moraes no trompete, Everson Moraes no trombone, Thiago Osório no Tuba, Marcus Thadeu e Magno Júlio na percussão.
Para visualizar as fotos, clique aqui.