O Solar Meninos de Luz cedeu espaço para a realização do festival Favela em Dança, um projeto criado pelos alunos formados Ronaldo Marinho e Lucas Alves Gomes, 18 anos. O evento aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de março, na quadra coberta e Sala de Multimeios do Solar, e contou com o apoio da instituição e também do Museu de Favela (MUF) e Metrô-Rio.
Ronaldo e Lucas fizeram parte do curso de elaboração de projetos oferecido pela Agência de Redes para Juventude, que atua nas comunidades pacificadas ensinando jovens moradores a transformarem ideias em projetos de intervenção em seus territórios, aumentando suas redes e seus repertórios. Além de estudarem, os jovens bolsistas desenvolvem um projeto de atividade ou produto que beneficie sua comunidade.
A primeira edição do Festival Favela em Dança contou com workshops, seminários, mostras e batalhas e reuniu grandes nomes da Dança Urbana do nosso cenário nacional como: Filipi Ursão, Rodrigo Soninho, Bruno Duarte, Barbara Lima, Josh Antonio, Lucio Pedra, Dany Possidonio, Duly Omega, Luciana Monnerat, Paola Belmonte, entre outros. Além disso, o evento contou com um total de 10 horas de oficinas e mais 12 horas de batalhas com premiações para os bailarinos.
Para estimular os dançarinos a conquistarem uma visão diferenciada, as Batalhas foram no formato 1×1. Houve também a Mostra de Dança com diversas apresentações de Grupos e Companhias que atuam no país. Foi uma maneira de admiradores da dança externalizarem seus sentimentos e emoções, mesclando hip hop com o funk carioca em um dos cenários urbanos com as vistas mais bonitas da cidade, nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.