O Startup Weekend Change Makers acontece no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de março, na comunidade Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, com o intuito de gerar oportunidades para empreendedores, designers e programadores que acreditam ter uma boa ideia na cabeça, que podem ajudar na resolução de problemas sociais.
O Change Makers é a “versão 2.0” do Startup Weekend Rio Favela, que ocorreu em 2014, e retorna após um imenso sucesso, por ter sido o primeiro de sua série a ser realizado em uma comunidade. No evento imersivo, com 54 horas de duração, são montados times espontâneos que criam startups. Nessa edição, que ocorre ao mesmo tempo também em outras 13 cidades ao redor do mundo, a ideia é focar na resolução de problemas sociais.
“Já sabemos o quanto o Startup Weekend é capaz de mudar a cabeça das pessoas e gerar novos negócios, agora é hora de levarmos isso para a esfera social, com impactos reais ao redor do mundo”, comenta Bernard De Luna, organizador do Startup Weekend Change Makers Rio.
No Pavão-Pavãozinho, os moradores e participantes inscritos vão se reunir na ONG Solar Meninos de Luz, em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), com previsão de mais de 100 empreendedores e desenvolvedores de ideias. “Estivemos na final do Startup Weekend Rio 2013 vimos aquela energia dos empreendedores e pensamos que poderíamos usar o evento para ajudar outras comunidades”, explica Rodrigo Baggio, presidente do CDI.
Diversas empresas já nasceram em eventos Startup Weekend, entre elas a já global EasyTaxi, criada na primeira edição do evento realizada no Rio de Janeiro, e a Plataforma Saúde, negócio com intuito de disseminar a prevenção de doenças em comunidades carentes, criado pelo administrador de empresas Luíz Carvalho, de 73 anos, durante o Startup Weekend de 2014.
O evento conta com o patrocínio do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), Sebrae, Coca-Cola, Google e Post-It.
Como funciona o SW
O evento começa com a apresentarão de ideias empreendedoras e a seleção por votação, feita pelos próprios participantes. As opções mais populares viram grupos de trabalho, formados pela pessoa que propôs a ideia e outros participantes que não tiveram votos suficientes. A partir daí se inicia a modelagem dos novos negócios e o desenvolvimento dos protótipos, e a ideia começa a tomar forma pelas mãos dos próprios participantes.
Durante todo o percurso os participantes contam com o apoio dos mentores; um grupo composto por profissionais com experiência em empreendedorismo. Com eles, os grupos desenham os modelos de negócios, validam soluções, desenvolvem os projetos e iniciam os novos empreendimentos.
A terceira e última etapa é a apresentações das ideias, assim como a premiação dos melhores modelos de empreendedorismo. Sob os olhos de alguns dos principais investidores do país, os empreendedores terão a oportunidade de mostrar seu projeto inovador e garantir um patrocínio para torná-la realidade!
Startup Weekend é um evento, mantido pela UP Global, que já teve edições em mais de 932 cidades ao redor do mundo e mais de 3.000 empresas já foram criadas a partir de ideias sugeridas em eventos “Startup Weekend” realizados em mais de 134 países. Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.
Para mais informações e inscrições acesse goo.gl/cX1TAY