O Solar Meninos de Luz, graças à parceria com a empresa SRCOM, participou da celebração do Réveillon de Copacabana que, este ano, mostrou a preocupação com a sustentabilidade. A elaboração deste evento também serviu para enfatizar a Conferência Mundial Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012, com o intuito de renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável da Terra. Com o tema 2012 – A Virada do Planeta, a festa de fim de ano contou com diversas novidades, desde a pré-produção até a queima de fogos.
A participação do Solar Meninos de Luz entrou na questão social da sustentabilidade. Quinze alunos nossos realizaram visita técnica como observadores na organização do evento na quinta e na sexta-feira, dias 29 e 30 de dezembro. Os jovens conheceram vários profissionais de diferentes áreas que são responsáveis em fazer um evento deste porte dar certo e, ainda, tiveram acesso a espaços restritos, salas de produção, de criação, de imprensa, segurança, camarins, área vip, backstage, palcos… Um aprendizado e tanto!
Para nosso aluno Lucas Gomes, 16 anos, foi muito importante ter tido a oportunidade de visitar os bastidores do maior réveillon do mundo! “Curto o réveillon de Copacabana há muitos anos, porém nunca tinha visto o outro lado, a produção, o quanto o pessoal trabalha. Dia e noite, sol e chuva”, contou Lucas. “Cada dia que passa me interesso mais pela área da tecnologia, por ela estar presente em tudo o que fazemos no mundo atualmente. E estou descobrindo um gostinho novo pela área da produção também! De realmente fazer e ver o evento acontecer!”, revelou.
Todo o carbono gerado pela fumaça dos fogos foi neutralizado com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. Além disso, o palco principal, chamado Sol, foi feito com madeira certificada. A ideia é que agora, após o evento, a estrutura metálica seja 100% reaproveitada e todas as lonas usadas no evento se transformem em estojos, pela ONG Tem Quem Queira, que serão distribuídos em escolas públicas. O palco Sol era todo branco para que imagens em 3D lançadas de torres espalhadas pela praia pudessem ser projetadas. “O palco é uma moldura artística para enquadrar os artistas”, disse Abel Gomes, sócio da SRCOM, empresa que produziu o Réveillon.
A participação do Solar foi anunciada oficialmente na coletiva de imprensa realizada na manhã do dia 16, no Windsor Atlântica Hotel, em Copacabana, pelo secretário de Turismo e presidente da RioTur, Antonio Pedro Figueira de Mello. “O Réveillon dá a largada. Com a época de ouro que o Rio está vivendo, não podemos nos esquecer da sustentabilidade. Na minha opinião, pouco foi feito na questão global. Vamos começar nossa parte”, afirmou o secretário.
O evento em Copacabana contou com quatro palcos, 11 balsas, artistas como Beth Carvalho, Moraes Moreira, O Rappa e o DJ internacional David Ghetta.
A queima de fogos, acompanhada de uma belíssima música, foi feita em seis fases temáticas: Bem-vinda Rio+20, com cores verdes representando a floresta; Energia Solar, com cores quentes como vermelho e amarelo; Água, com fogos que vão lembrar medusas e ondas do mar; Fauna e Flora, com fogos que lembram bromélias e outras flores; Vento, com cores brancas e azuis e, por fim, o Otimismo na cor dourada, representando a época de ouro que o Rio vive.
Para visualizar as fotos da visita técnica, clique aqui.