Ajude

Menu Doe

Solar Literário do mês de Abril

24/04/2012

O encontro literário do mês de abril recebeu as escritoras Ana Cristina Melo, Cristina Villaça e Benita Prieto na Biblioteca Comunitária Meninos de Luz que conversaram com cerca de 70 crianças.

No dia 11 de abril, Ana Cristina Melo trouxe as histórias de sua autoria Uma Turma para Dora, que conclui que ser diferente é legal, e O Banho de Nina. “Está acabando a água do mundo! Nem sempre as ideias que se têm podem dar certo, mas se for legal e para fazer o bem, é bacana tentar pôr em prática”, defendeu Ana Cristina.

A autora descobriu a literatura aos 9 anos e, segundo ela, foi da forma mais simples. “Por meio dos textos contidos nos livros didáticos que eu descobri o prazer da leitura e o encantamento pela literatura”, contou. A autora doou exemplares de seus livros A Caixa de Desejos e De volta a Caixa de Desejos para a biblioteca.

Cristina Villaça veio na sexta-feira 13! Ela aproveitou a data para falar sobre superstições enquanto contava a história do seu livro Gatomia, com ilustrações de Fernando Torelli. Ela trouxe fantoches de gatos dentro de um balaio! As crianças ficaram fascinadas!

Além de escritora, Cristina é professora de literatura infantil. Ela seguiu a contação de histórias com o livro Viva eu! Viva tu! Viva o rabo do tatu! Ao final, a autora anunciou o lançamento do livro Família Alegria no próximo dia 27. “Abril sem dúvida é o mês da Família Alegria! Família Alegria no Solar Meninos de Luz! Adorei conhecer o trabalho”, disse.

Benita Prieto veio no dia 24. Neste dia, recebemos convidados especiais: 30 alunos do Colégio Municipal Penedo participaram do Solar Literário. A autora começou a atividade com um bate-papo sobre os nomes que recebemos. “Nome é o primeiro presente que a gente recebe na vida”, disse Benita enquanto mostrava os livros Raul e Mário, do autor Bartolomeu Campos Queiroz.

A escritora ensinou que devemos nos preparar para ouvir histórias. “Arregalar os olhos! Esticar os ouvidos! Abrir a boca”! Dos livros publicados, ela contou a história de As Armas Penadas! Com sonoridade e uma criatividade sem comparação, Benita prendeu a atenção de todos e fez com que participassem de cada momento da contação. “As histórias servem para preparar as pessoas para situações na vida”, explicou a autora. Ela e as crianças criaram juntas a narração do livro Ida e Volta, primeiro livro brasileiro só de imagens feito por Juarez Machado, em 1976. Ao final, Benita Prieto doou para a biblioteca os livros Vivências de Leitura e Histórias de quem conta Histórias.

Para visualizar as fotos, clique aqui.

Voltar às notícias