O Solar Meninos de Luz reinicia o horário integral com as atividades do Centro Complementar de Educação, mas desde o dia 7 de fevereiro, as crianças já haviam retornado parcialmente. No berçário, os recém-chegados bebês se adaptaram à nova rotina, os pais em contato com as educadoras fortalecem essa relação que é essencial para uma boa adaptação dos seus filhos.
As turmas trabalharão assuntos como família, corpo, mas será o Carnaval o tema principal desse começo de ano, com histórias sobre carnaval, escolas de samba, especialmente o da comunidade – Alegria da Zona Sul – além de marchinhas, sambas-enredo, etc. Simultaneamente, as educadoras farão o planejamento para 2011 e montarão a grade curricular. E logo após o carnaval, todos os alunos e educadores trabalharão Educação ambiental, o lixo em nossa comunidade. O tema surgiu após uma visita dos professores à comunidade.
Além da grade curricular tradicional, as crianças participam das atividades complementares no turno da tarde, como: Informática Educativa, Reforço Escolar, Vôlei, Futsal, Sapateado, Jazz e Hip Hop, Balé, Inglês, Biblioteca, Capacitação Microsiga/Proteus, trabalhos manuais, entre outros.
Parceiros como Totvs, Firjan, Módulo, Monobloco, ValorArte, e os queridos voluntários tornam esse trabalho possível. Novos parceiros estão se juntando aos esforços para garantir educação de qualidade e oportunidade de desenvolvimento aos alunos do Solar.
Por agregar, cada vez mais, novos agentes sociais e parceiros, o Solar Meninos de Luz foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, em 2010, pelas ações de impacto sócio-cultural na comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.
Em breve, traremos mais informações sobre as novas parcerias.
(Ao lado, a mãe Rejane César, busca sua filhinha de 1 ano, aluna do Berçário, Aline Lima da Silva, dando seus primeiros passos).