Durante quatro semanas, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II desenvolveram seu espírito empreendedor de forma lúdica e criativa.
A Oficina de Negocinhos é um projeto que propõe o ensino do empreendedorismo desde a infância, como instrumento de transformação econômica e de inclusão social. O projeto oferece aulas de empreendedorismo para crianças de diferentes idades da rede pública e privada de ensino, bem como das comunidades do Rio de Janeiro. A proposta é criar muitos mini-empreendedores, que aprendam desde cedo conceitos de negócio.
“No Brasil nós não temos nada em educação empreendedora na nossa cultura educacional, e meu sonho sempre foi ver o empreendedorismo nas nossas salas de aula desde cedo. Ano passado eu dei uma pausa nas consultorias e finalmente decidi me dedicar a criação do curso “Empreendedorismo de Berço I”, esse que estamos aplicando no Solar” ressalta Ana Biavatti, idealizadora, diretora e educadora do projeto Oficina de Negocinhos.
O ensino se dá através de dinâmicas, jogos e oficinas práticas, onde as crianças dão vida às suas ideias de negócios e criam bens e serviços a serem expostos nos eventos de integração. As crianças são responsáveis por todas as etapas do processo e devem aprender a trabalhar em grupo para o sucesso do seu negocinho.
Os encontros aconteceram nas tardes das sextas-feiras, dos dias 23 e 30 de maio, 06 e 13 de junho. Além dos comportamentos empreendedores, os alunos aprenderam nas oficinas práticas, conceitos básicos de negócios, marketing, finanças e recursos humanos, gestão, negociação, sustentabilidade e outros temas relacionados ao dia a dia de uma empresa de sucesso. Elas se divertiram confeccionando o produto, escolhendo o nome do negócio e criando seu mini-plano de negócios.
“Um dos nossos clientes de consultoria italiano, Conciliazione.net, conheceu o projeto e decidiu patrocinar um curso para uma organização de nossa escolha. Sou vizinha do Solar, ja conhecia o trabalho e sem dúvidas a escola foi a primeira instituição para quem eu quis oferecer o curso. Espero que os alunos do 6o ano aproveitem esse conhecimento praticamente na vida deles e que também passem esse conhecimento adiante, e espero que possamos encontrar outros patrocinadores aqui no Rio interessados em apoiar essa missão de disseminar o empreendedorismo desde cedo nas instituições educacionais.” Complementa Ana, que também ministrou as aulas no Solar.
Cliquei aqui e conheça mais sobre a Oficina de Negocinhos.
Acesse neste link a fanpage do projeto no Facebook.