Ajude

Menu Doe

Projeto Informar realiza exposição Tecnologia a favor da Reciclagem

09/06/2011

O Projeto Informar e a Computerstoys realizaram a Exposição de Informática Educacional com o tema Tecnologia a favor da Reciclagem, no dia 09 de junho, na Galeria de Artes Meninos de Luz. Cerca de 250 alunos visitaram a mostra e participaram das atividades oferecidas.

O objetivo é conscientizar os estudantes de que todos precisam ter cuidado com os resíduos produzidos, principalmente os lixos tóxicos e perigosos que a tecnologia gera. Eles puderam ver a diferença entre o lixo que pode ser reciclado, como a garrafa pet, o jornal, o papel e o plástico; do lixo que não pode ser reaproveitado, tais como as pilhas, as baterias, os celulares, os periféricos de computadores e peças tecnológicas em geral.

Segundo a professora Ana Amélia, os alunos tiveram a oportunidade de saber onde os resíduos tóxicos devem ser descartados. “Eles aprenderam qual é o símbolo usado para identificar a caçamba adequada para descartar os lixos perigosos, como pilhas, celulares velhos, baterias”, explicou a professora. “Os alunos aprenderam também que, com o descarte correto, essas peças tecnológicas retornam para as empresas fabricantes e, desta maneira, não poluem o meio ambiente”, esclareceu Ana Amélia.

A exposição foi organizada como um túnel do tempo da tecnologia com muitos tipos de computadores, desde os mais antigos até laptops, e setas de mouse coladas no chão para direcionar o caminho que cada turma deveria percorrer. Desta forma, os alunos puderam observar a evolução dos equipamentos e também tiveram contato com as peças internas de cada um deles.

Cada turma desenvolveu uma tarefa diferente. Os alunos dos jardins I e II tiveram a abordagem Ensina-me a Criar e produziram computadores de papelão e isopor. Já o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental tiveram a abordagem Ensina-me a Pensar, e criaram celulares com fones de ouvido. Os alunos do 3º e do 4º ano, com a abordagem Ensina-me a Analisar, produziram iphones e computadores de jornal. O 5º ano criou laptops e os alunos do 6º ao 9º ano ficaram a vontade para preparar os aparelhos tecnológicos que escolhessem, também utilizando materiais recicláveis.

“Os alunos trabalharam bem. Através das artes produzidas por eles, pude perceber que eles têm sensibilidade tecnológica, têm percepção e são muito detalhistas”, comentou a professora Ana Amélia. “Tentei despertar nos alunos o que é lixo perigoso e porque não se pode brincar com ele. É nossa responsabilidade descartar no lugar certo”, concluiu.

Confira mais fotos em https://www.meninosdeluz.org.br/fotos.php?cod_galerias=70 e outras informações no site do Projeto Informar: http://www.projetoinformar.org.br/?p=444

Voltar às notícias