No último sábado, 21 de setembro, aconteceu o primeiro Torneio de Basquete 3×3 do Solar Meninos de Luz, um evento oficial da FIBA chancelado pela FBERJ que contou pontos para o ranking nacional e internacional na modalidade.
A competição reuniu 38 equipes de diversas comunidades do Rio de Janeiro, como Rocinha, Cidade de Deus, São João de Meriti e Jardim América, proporcionando uma experiência enriquecedora para os jovens atletas.
Parte das comemorações dos 40 anos do Solar Meninos de Luz, o torneio destacou a importância do esporte na vida dos jovens e no fortalecimento da comunidade. Com categorias para Sub 12, Sub 15 e Sub 17, o evento também promoveu a arte, apresentando um grafite nos muros da quadra, criado por artistas locais.
A competição foi acirrada, especialmente nas categorias Sub 15 e Sub 17. No Sub 15, a equipe do Solar Meninos de Luz, Invictos do Solar, conquistou o primeiro lugar, seguida pela equipe Mudando o Placar A em segundo e Mudando o Placar B em terceiro.
No Sub 17, o destaque foi para a equipe Jacarés SMJ, que ficou em primeiro lugar, seguida pelo SLSB em segundo e o Basquete CDD da Cidade de Deus em terceiro.
Além das competições formais, o torneio também promoveu um festival para as crianças na categoria Sub 12, permitindo que os jovens se divertissem e jogassem sem a pressão de uma competição rigorosa. Essa abordagem inclusiva incentivou a participação e o amor pelo esporte desde cedo.
Idealizado pelo Solar Meninos de Luz, o evento contou com o patrocínio da SRCOM e o apoio fundamental da FBERJ e do Basquete de Favelas, coordenado por Leandro Discreto. A colaboração entre os projetos sociais foi essencial para o sucesso do torneio, promovendo a união e a troca de experiências entre as comunidades.