Ajude

Menu Doe

Primeira turma do PROERD se forma no Teatro Meninos de Luz

02/09/2010

No final de julho formou-se a 1ª turma de Pais do PROERD, formado por pais e mães moradores da comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, no Teatro Meninos de Luz.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Educantion – DARE, criado em 1983. No Brasil o progr5ama foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

Na comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, o programa foi implantado pela UPP, como uma ação preventiva. O próximo passo será abrir novas turmas para pais e responsáveis e também para os adolescentes.

Foram 5 encontros em que os pais puderam trocar experiências, conhecer fatores de risco e proteção, atualizar-se sobre os efeitos e conseqüências de diferentes tipos de drogas e estratégias para proteger seus filhos a lidarem com as pressões do meio.

Segundo Andrea do Amaral, mãe de um aluno de 12 anos do 7º ano do Ensino Fundamental, fazer esse curso “é essencial. Todos os pais deveriam investir seu tempo no curso do PROERD porque todo conteúdo apresentado só tem a acrescentar para que possamos identificar possíveis mudanças no comportamento de nossos filhos; como que estes são apresentados às drogas que está presente na sociedade, como um todo.”

A formatura contou com a presença do Ten. Cel. Henriques, de Pernambuco, que veio aprender a técnica do programa para aplicar em seu estado. Estiveram também presentes o Capitão Nogueira, responsável pela UPP do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, os instrutores do curso, o Sgt. Castiajo e a Soldado Gil, que receberam uma carta de agradecimento lida graciosamente pela criança Ana Beatriz Almeida.

“Esperamos formar novas turmas do curso PROERD Pais, bem como atender as crianças das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nós vamos às escolas da comunidade levar esse programa. O primeiro passo foi possível graças à parceria com o Solar Meninos de Luz que nos abriu as portas para este trabalho. Agora em setembro estão abertas as inscrições para uma nova turma de pais (acesso a todos os moradores da comunidade)”, diz o Ten. Lima, responsável pelo programa no Rio de Janeiro.

Isabella Maltaroli, diretora do Solar Meninos de Luz diz que, assim que foi procurada pela equipe da UPP e soube da proposta do Proerd, não teve dúvidas: “o trabalho educativo é a maior ferramenta que podemos usar contra as drogas que destroem tantas famílias. Pais e escola devem estar unidos neste trabalho. E a UPP trouxe instrutores especializados que conseguiram vencer a barreira inicial de preconceito com o trabalho da polícia no morro. Eu também fui uma das formandas e posso dizer que a troca de experiências foi extremamente rica. Não podemos achar que já sabemos tudo pois a variedade de entorpecentes que surgiram com o avanço da tecnologia é muito grande.”

Agora em setembro o trabalho vai ser focado nas crianças. Primeiro os pais se reuniram com o Sgt. Castiajo para conhecerem a proposta e o material didático a ser trabalhado com seus filhos. No final, haverá também uma cerimônia de formatura. A iniciativa da UPP-PROERD foi recebida com aplausos pelos pais ao poderem contar com uma importante aliada na educação e proteção do futuro de seus filhos.

Voltar às notícias