Ajude

Menu Doe

Oficinas de Teatro encerram ano letivo com apresentações

27/11/2012

Com o intuito de celebrar o encerramento das aulas, as turmas da Oficina de Teatro do Solar Meninos de Luz, ministradas pelos professores Vinicius Messias e Lucianna Martins, apresentaram espetáculos no dia 27 de novembro. Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até os jovens do 3º ano do Ensino Médio se apresentaram para alunos, funcionários, pais e visitantes no Teatro Meninos de Luz. Na ocasião, cerca de vinte suíços visitavam a instituição e decidiram ficar para assistir.

O primeiro grupo apresentou “Clarice Lispector no faz de contas”, um espetáculo que conta a história da escritora Clarice Lispector, baseado em seus poemas, citações etc. Suas obras são retratadas através da dança e da música.

Em seguida houve uma apresentação de Teatro Esporte. É um espetáculo que conta com jogos de improvisações e uma competição entre dois times. Desta vez, enfrentaram-se os grupos “É Nóis” e “Veta, Dilma”.

No início, todos os alunos, ainda juntos, fizeram dinâmicas para treinar a velocidade do pensamento e do corpo, como forma de aquecimento. O professor Vinicius Messias dividiu as equipes e também a apresentação em módulos, onde cada grupo ganhava pontos medidos pelos aplausos da plateia, de acordo com desempenho e sagacidade.

No primeiro módulo, o título era dado pelo público e eles precisavam montar a história na hora, com início, meio e fim, sem fugir do tema. Cada integrante representava um número e, quando fosse chamado, tinha que continuar a história exatamente do ponto onde o colega havia parado.

No segundo módulo cada equipe apresentou uma história improvisada, com título também escolhido pela plateia. Já no terceiro módulo, o público, sempre participativo, foi ao delírio com o “Gromelô”, um idioma inventado pelos atores durante a encenação. Nesta etapa, cada grupo tinha um integrante retirado do teatro para que, junto do público, o professor e a outra equipe inventassem uma profissão e uma característica pessoal para o personagem que o ator iria interpretar quando retornasse ao palco. “O mais bacana desse momento é ver se o ator consegue descobrir, adivinhar quem ele é durante a encenação”, explicou o professor Vinicius. “E quando eu bater palma, os atores poderão falar em português, mas não podem falar o nome da profissão e nem a característica escolhida. É preciso ter muita atenção”, acrescentou. Os dois grupos marcaram ponto!

No quarto módulo, o púbico escolheu um gênero para as equipes interpretarem. O grupo Veta, Dilma ficou com a novela mexicana e a equipe É Nóis ficou o gênero terror. Esta etapa também foi muito engraçada e a plateia adorou!

Na sequência, Vinicius Messias escolheu a prática mais difícil de improviso para os atores encenarem. Mais uma vez com a participação do público, foi escolhido um tema para cada equipe, mas, desta vez, todas as frases tinham que começar com a letra do alfabeto da vez. “Se a primeira frase começar com a letra C, a outra terá que iniciar com a letra D e depois a E, e assim por diante”, explicou o professor.

As duas equipes ficaram empatadas! Para desempatar, os professores decidiram fazer um jogo ponto a ponto! Eles escolheram a dinâmica “Só perguntas”, eles só podiam usar perguntas para continuar a cena. E o time Veta, Dilma venceu!

Depois de muitos aplausos e pedidos de “mais um”, a aluna Ana Beatriz de Oliveira, do 3º ano do Ensino Médio, ganhou flores e bombons de seus colegas de turma pois, além de ser seu último ano na escola, ela foi monitora nas aulas da oficina de teatro.

Para visualizar algumas fotos da última apresentação do ano das Oficinas de Teatro, clique aqui.

Voltar às notícias