O Solar Meninos de Luz recebe, na quarta e quinta-feira (10 e 11 de agosto) o artista plástico e músico Paulo Vivacqua para fazer uma apresentação sobre seu trabalho aos nossos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Vivacqua é um dos professores das oficinas do Projeto Respiração, da Fundação Eva Klabin. Ele vai trabalhar com a ideia de objeto sonoro, falando da história da arte sonora e da música, através de exemplos e vídeos, para mostrar a abordagem do som.
O Projeto Respiração consiste em convidar artistas contemporâneos a intervir no circuito expositivo da Fundação Eva Klabin, a fim de estabelecer uma conexão entre a arte consagrada e as manifestações contemporâneas, propiciando novas formas de leitura do acervo constituído de arte clássica e arqueológica. Em 2011, o Projeto Respiração é levado a comunidades carentes da cidade.
Paulo Vivacqua é artista plástico e músico. Em 2001 foi selecionado pela Bolsa Virtuose para desenvolver seu projeto sobre “A Instalação Sonora” como Artista Residente na Apexart em Nova York, onde aprofunda sua pesquisa no território híbrido entre música e artes plásticas e o cruzamento entre som e espaço.
O Solar Meninos de Luz é um centro de promoção da pessoa. É uma associação civil, filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal e municipal. Atua nas comunidades do Pavão-pavãozinho e Cantagalo entre as famílias com maior nível de desestruturação.
Há 20 anos, o Solar promove educação integral, cultura, esportes, profissionalização, cuidados básicos de saúde e assistência social. Seu foco de atuação é a criança e o adolescente, envolvendo no processo a família e a comunidade.