A ilustradora, figurinista, artista visual e educadora Anielizabeth veio ao Solar no dia 29, sábado para ministrar uma oficina de ilustração para 15 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
A oficina teve dois grandes objetivos. O primeiro era mostra um pouco dos bastidores de criação de um ilustrador e os múltiplos caminhos de composição de uma ilustração. O segundo era mostrar para nossos alunos que ilustração não depende de dom, mas sim de aprendizagem de técnicas.
Anielizabeth iniciou a aula mostrando um pouco do seu portfólio, explicando alguns dos seus processos a partir de criação livre de texturas e aproveitamento de materiais diversos. Ela também mostrou alguns originais de ilustrações de livros já publicados e ilustrações com diferentes técnicas.
Na etapa seguinte, os alunos foram convidados a criar texturas com tinta pva branca e preta, rolinhos de pintura, folhas de ofício e outras folhas diversas (inclusive reutilizando algumas já amassadas que teoricamente iriam para o lixo).
Em seguinda, a ilustradora desafiou os alunos a encontrarem imagens dentro das texturas e das formas que eles criaram. A partir desta imagem encontrada, eles acrescentaram rápidos elementos, finalizando esta imagem encontrada. Isso fez com que os jovens pensassem na expressão visual libertada do desenho. Para Anielizabeth, “o desenho pode ser um caminho para ilustrar, mas está longe de ser o único ou o mais importante”.