O Solar Meninos de Luz irá comemorar o dia internacional do vegetarianismo (1º de outubro) com um almoço sem carne para 480 pessoas entre alunos, professores e funcionários. A refeição será preparada pela Chef Tiça Magalhães com apoio do restaurante Doce Delícia. A escola, estruturada sobre os pilares do voluntariado, já realiza, semanalmente, um almoço sem carnes.
“A palavra vegetariano vem da expressão latina ‘vegetus’, que significa ‘forte’, ‘vigoroso’, ‘saudável’. É exatamente isto que queremos proporcionar aos alunos e funcionários da escola, afirma a professora de Yôga voluntária da escola, Letícia Portella, vegetariana e percursora desta iniciativa.
Além de ser saudável, o vegetarianismo está diretamente ligado as mudanças climáticas. Segundo estudo publicado pelo Instituto americano Worldwatch em 2009, as emissões provenientes do setor de agricultura animal superam a marca de 51%. Recentemente, o ex-Beatle Paul McCartney lançou a campanha ‘Segunda-Feira Sem Carne (Meat Free Mondays) na Grã-Bretanha, Estados Unidos e Austrália numa tentativa de amenizar este grave problema ambiental. Aqui no Brasil, o vegetarianismo é cada vez mais difundido, compreendido e adotado. Personalidades como os atores Rodrigo Santoro, Fernanda Lima e o skatista Bob Burnquist são vegetarianos.