Crianças e jovens têm a oportunidade de aprender a tocar cavaquinho, violão e pandeiro, além de aulas de apreciação musical e prática de tocar em conjunto. Foram abertas 30 vagas para violão, 20 vagas para cavaquinho e outras 20 para pandeiro. Além da interpretação dos grandes nomes do Choro como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, foram mencionados também os músicos e compositores da atualidade como Paulinho da Viola e Altamiro Carrilho.
Segundo a diretora do Solar, Isabella Maltaroli, esta será uma oportunidade para os alunos aprenderem a tocar instrumentos mais populares. “Nossos alunos tiveram aulas de violino e violoncelo. Mas já víamos a necessidade de oferecer também aulas de violão e cavaquinho. Os alunos sempre pediram. A Escola Portátil de Música ouviu o nosso chamado, através da coordenadora Maria Souto, e agora os interessados poderão se inscrever nas oficinas de pandeiro, cavaquinho e violão!”, explicou.
A coordenadora da Escola Portátil de Música, Maria Souto, deu uma brilhante aula sobre o surgimento do choro e porque este tipo de música é tão importante na história do nosso país. “O Choro foi a primeira música que surgiu no Brasil. Ele é formado pela junção dos estilos musicais europeu, africano e indígena, tem mais de 160 anos de existência e já foi popular. Hoje em dia, infelizmente, o Choro está quase caindo no esquecimento do povo”, esclareceu. “Por isso, é muito importante a gente conhecer a nossa ancestralidade, da onde as músicas atuais descenderam”.
Os alunos foram apresentados também às músicas de Henrique Alves Mesquita, Joaquim Callado, Mestre Nazaré e Anacleto de Medeiros. O grande momento da apresentação foi durante a música Carinhoso, de Pixinguinha, quando todos os alunos cantaram e fizeram coreografias! Eles ficaram muito animados e interessados em se inscreverem nas oficinas.
Para saber mais sobre a Escola Portátil de Música, clique aqui.
Para ver as fotos, clique aqui.