No próximo dia 19, entre 17h e 22h, pela primeira vez, o badalado Baretto Londra, do Hotel Fasano, realiza exposição fotográfica. O ensaio “New York Minute”, do fotógrafo Sérgio Menezes, tem o objetivo de buscar novos colaboradores para o Projeto Solar Meninos de Luz, que fornece educação formal e integral a 400 crianças e jovens nos morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana.
Até o dia 29 de julho, fotos artísticas de New York, serão apresentadas nas charmosas paredes de pedra do Londra, além de um book que será oferecido aos interessados, entre 14h e 20h. “Fazer projetos sociais sempre esteve dentro de mim, tanto que a minha ultima exposição foi sobre o cotidiano de quatro comunidades carentes no Rio. Eu já admirava o trabalho do Solar e, quando surgiu a possibilidade de estarmos juntos, me prontifiquei na hora. É como realizar um sonho”, diz Sérgio.
O ensaio mostra a cidade de uma forma mais conceitual, diferente das imagens vistas nos cartões postais. “A ideia da exposição NYM nasceu da minha grande paixão por NY. Para mim é uma cidade única. Não existe nenhuma outra cidade no mundo com as mesmas características. Eu tento mostrar não só os lugares mundialmente conhecidos, mas o dia a dia dessa metróple magnífica. São cenas inusitadas, engraçadas, curiosas, belas, enfim, NYM é tudo isso”, conta o artista.
O nome da exposição sintetiza a expressão novaiorquina que Sérgio deseja passar. Na Big Apple, um minuto é suficiente para acontecer muitas coisas. Em ritmo frenético, oportunidades, que podem mudar sua vida, batem na sua porta. “O minuto de NY só existe em NY. Enquanto, em muitos outros países o minuto não é tempo para nada, em NY as possibilidades são infinitas. Um minuto basta para ver, saber, e sentir que você esta diante de algo mágico. Com tanta mistura, NY é um resumo do mundo. Talvez não se possa nem considerar NY uma cidade, pois ela é muito mais que isso, é uma síntese da vida, tudo acontece primeiro em NY”, explica.
Sérgio Menezes
Sérgio Menezes, nascido em Belo Horizonte, e criado no Rio de Janeiro, mostrou seu interesse pela arte desde pequeno. Em 2000, Sérgio fez o seu primeiro curso de fotografia na Associação Brasileira de Arte Fotográfica, conceituada instituição fundada em 1951. Em seguida foi morar em Nova York, por alguns anos, onde estudou em escolas como Parsons e School of Visual Art.
Voltando ao Brasil, Sérgio Menezes, se dedicou a praticar o seu aprendizado, fazendo estágios com os melhores fotógrafos do mercado brasileiro, como Nana Moraes, Duda Carvalho e outros. Logo começou a alçar vôos mais altos, participando da exposição coletiva no evento internacional FotoRio 2005 e realizando a conceituada mostra individual “Olhares”, no Oi Futuro, entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009.
Serviço:
Baretto Londra
New York Minute
Endereço: Avenida Vieira Souto, 80 – Ipanema
Telefones: (21) 3202-4000
Data: 19/ 07 – das 17h a 22h – 20/ 07 a 29/ 07 – das 17h a 20h