Do dia 15 a 23 de maio de 2010 aconteceu o Festival Experimental de Lajes Culturais do Museu de Favela que contou com a parceria do Solar Meninos de Luz.
O festival fez parte da programação da 8ª Semana de Museus (de 17 a 23 de maio), em comemoração ao Dia Internacional do Museu (18 de maio) e o tema deste ano foi “Museus para harmonia social”.
O Festival Experimental de Lajes do MUF (Museu de Favelas) teve o objetivo de motivar descobertas, revelações e novos enquadramentos sobre a fabulosa diversidade de expressões culturais da vida no território do Museu de Favela e a sua importância no passado, presente e futuro da Cidade do Rio de Janeiro.
O Festival foi protagonizado pelos próprios moradores que expressaram seus “modos de vida” por meio de algumas ações tais como: exibição de filmes seguido de debate, oficina de danças populares, desfile de moda, saraus, contação de histórias e rodas de leitura. Essas duas últimas foram coordenadas pelo funcionário da Biblioteca Comunitária do Solar, Wilson Jequitibá.
Na foto ao lado Wilson Jequitibá coordenando uma das rodas de leitura do Festival.