Os jovens do Solar receberam uma visita muito especial. O monge budista, conhecido como Lama Jigme Lhawang, primeiro lama brasileiro da Linhagem Drukpa (Dragão), veio ao Brasil e deixou sua mensagem para os alunos do Solar e visitantes na tarde desta sexta-feira, 27 de abril, acompanhado de integrantes da ONG Internacional Live to Love. O monge permanecerá no Brasil até o dia 7 de junho para proferir palestras e conduzir retiros e mini-yatras (caminhadas ecológicas com foco espiritual) em sete Estados diferentes.
Lama Jigme Lhawang iniciou seus estudos e treinamento no budismo em 1995 no Brasil, aos 14 anos de idade, quando decidiu buscar a verdadeira felicidade e levar uma vida mais contemplativa do coração. A palavra “Lama” significa “instrutor e líder espiritual”. Sua filosofia de vida tem muito a ver com o que o Solar orienta aos alunos para a necessidade de construírem um sentido para suas vidas. Uma visão de futuro, para que seus sonhos e ideais sejam alcançados.
Através de uma palestra muito esclarecedora e bem humorada, Lama Jigme Lhawang ensinou que cada um de nós possui um poder dentro do coração que é a forma de expressar com afeto a qualidade de aprender e de conhecer, despertando alegria e amor para todos os seres. “Em cada país que já fui, o coração é igual. A língua muda, a vestimenta muda, mas o coração está vivo em todos os lugares!”, disse.
O monge contou um pouco sobre a diferença de hábitos, que foi e tem sido um grande aprendizado para ele. “Para acolher um novo formato, tive que flexibilizar o coração”, explicou. “Gosto de aprender também as gírias de cada lugar que visito. Com elas você conhece um pouco mais sobre aquela cultura”.
Ao final da palestra, os jovens estavam muito curiosos e interessados e fizeram várias perguntas. Queriam conhecer mais sobre o estilo de vida, cultura, clima, vegetação, vestimenta, culinária, meio ambiente de quem mora em Nepal e no Tibet. Ao término do bate-papo com os jovens, ele participou da contação de histórias para as crianças, com as integrantes da ONG Live to Love.
O palestrante disse que estava muito feliz pela oportunidade de ter conhecido a Instituição e deixou a seguinte frase para reflexão: “O que eu faço no dia a dia me traz alegria verdadeira?”. E também uma mensagem: “Não importa o tamanho do sonho. Tudo é possível. O que ajuda cada indivíduo a conquistá-lo é a capacidade de colocar o pensamento em prioridade e direcionar o coração para o sonho”, ressaltou Lama.
De acordo com a fundadora e presidente do Solar, Yolanda Maltaroli, a visita do Lama e suas preciosas palavras, sintonizando-se com os princípios espirituais do Solar Meninos de Luz, revitalizaram nos alunos os valores de reconciliação, perdão, justiça, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, comum a todas as tradições religiosas, o que facilita o alcance dos sonhos e da felicidade de cada indivíduo. “Mostramos sempre que através do pensamento, do sentimento e das ações correlatas, alcançaremos tudo o que for do Bem para nossas vidas", concluiu Yolanda.
Para visualizar as fotos, clique aqui.