Estar atento à saúde mental e aos cuidados necessários com ela, nunca foi tão importante como neste período de isolamento social. Sem poder ver amigos, familiares, e principalmente, sem poder fazer qualquer tipo de atividade fora de casa, os casos de ansiedade e depressão cresceram em até 80%, como aponta um estudo feito pela UERJ.
No #TBT de hoje, viemos lembrar sobre a nossa campanha do Setembro Amarelo do ano passado, quando trouxemos o psicólogo Marcos José Costa para conversar sobre a prevenção ao suicídio em nossa “Escola de Pais”. Com a presença do especialista, os pais e alunos puderam tirar dúvidas em relação as formas de lidar com esse sentimento no dia a dia. O método R.O.C foi um dos pontos tocados pelo profissional. (Reparar os riscos, Ouvir com atenção e sem julgamento e Conduzir a um profissional).
A tristeza pode estar muito bem escondida por trás de sorrisos, portanto, é indispensável ter uma atenção constante a como estão nossos sentimentos, para que esses não tomem proporções maiores. Segundo a OMS, 90% dos casos de suicídios poderiam ser evitados com tratamentos adequados, então ficar atento é a melhor maneira de melhorar.
Manter-se são é manter-se salvo, então se você não se sentir bem ou perceber que alguém próximo não está bem, procure um especialista ou ligue para 188 (CVV).