A Ciência é uma das forças transformadoras da vida, a experimentação faz parte do cotidiano e ao professor cabe orientar o educando na busca da construção de respostas.
O Solar Meninos de Luz segue a linha pedagógica de, cada vez mais, apoiar atividades práticas laboratoriais de Ciências químicas, físicas e biológicas, em seu compromisso com a Educação Integral, também transformadora de vidas.
Diretrizes Pedagógicas
1) Quanto aos aspectos cognitivos
2) Quanto ao aspecto da prática
3) Quanto ao aspecto de sentimento
As atividades práticas sempre foram melhor desenvolvidas nos segmentos preliminares do Colégio Integral Solar, incluindo algumas Feiras de Ciência, e menos no Fundamental II e Ensino Médio mas que também realizaram duas Feiras de Ciências nos últimos anos. Com a unificação do ensino desde o Berçário ao Ensino Médio – o que somente foi possível no ano de 2015 com nova nova estrutura pedagógica, agora sob a direção do Solar (antes era dirigida pela UniverCidade) e com a equipe acadêmica contratada pelo SML – houve a adoção total às diretrizes construtivistas, holísticas, de educação, o que tem facilitado as atividades práticas e reconstrução dos saberes por parte desses alunos.
Em 2004 o Laboratório de Ciências foi estruturado fisicamente na garagem da casa 142 da R. Saint Roman, onde funciona a Educação Infantil através de parceria com Furnas, mas houve grande dificuldade para compra de equipamentos.
De 2009 a 2011 foi realizado o “Projeto ComCiência”, gerando excelentes atividades de experimentação. Foi executado por alunos de graduação da Universidade Santa Úrsula, que também doaram alguns equipamentos.
Em maio de 2016 houve reinauguração do Laboratório, a partir de importantes equipamentos doados pela empresa SCHLUMBERGER e do comprometimento de excelentes professores do Fundamental II e Ensino Médio com as diretrizes educacionais de experimentação.
Doação da empresa SCHLUMBERGER:
1) Com o material doado pela SCHLUMBERGER
2) Outras experiências (quanto à relação das Ciências com aspectos socio ambientais; questões de higiene e autocuidado)
Pelo reconhecimento da excelcitude do pensamento humanitário nas experiências laboratoriais realizadas pelo casal, através de trabalho árduo, cercado de imensas dificuldades, mas que trouxe extraordinários conhecimentos e Bem para a Humanidade.
O SML deseja que Marie e Pierre Curie sejam paradigmas para o comportamento de alunos e educadores, com respeito ao conhecimento e sentimento em geral e nos aspectos da prática experimental.
Pierre Curie (Paris, 1859 a Paris, 1906) – Físico pioneiro no estudo de cristalografia, magnetismo, piezoeletricidade e radioatividade.
Marie Sklodowska Curie (Varsória, 1867 a França, 1934) – Física e química, realizou estudos em radioatividade, radio e polônio e suas aplicações.
O casal tornou-se célebre ao receber o Prêmio Nobel de Física, em 1903 pelos estudos sobre radioatividade. Marie, em 1911, voltou a receber o Prêmio Nobel pela descoberta do rádio e do polônio.
Incansável na busca de contribuições práticas para a Ciência e a Humanidade, Marie organizou um serviço de radiografia móvel, treinou técnicos e instalou 200 estações de raios –x durante o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), nas zonas de combate na França e na Bélgica, tendo atendido a mais de 1 milhão de soldados. Ela mesma fazia aplicações nos soldados, dirigindo uma viatura. Recolhia o gás que emanava do rádio e o enviava a hospitais de várias partes do mundo para o tratamento de tumores cancerígenos.
Foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel, a primeira a recebê-lo duas vezes, a primeira mulher a dar aulas na Sorbonne, em 1908.
“Bastaria seu exemplo de vida, Marie, de excepcional cientista, que superando todas as adversidades, revolucionou a Ciência, nos revelando, junto a Becquerel e Pierre, as energias radiantes do Universo, em sua expressão simples dos Raios x. Mais que isso, salvando vidas, demonstrou para sempre o emprego dos conhecimentos científicos para o Bem e a Paz da Humanidade.
Obrigada, Marie e Pierre, por terem revelado (“tirado o véu”) ao mundo o campo universal, invisível, atuando na matéria visível.
Nós do Solar nos sentimos honrados em usar seus nomes no nosso tão modesto Laboratório de Ciências. Procuraremos merecê-lo por ações benéficas para nossos alunos! Obrigada, Marie e Pierre.”
Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores
Atualmente, é ainda mais necessário valorizar as pesquisas científicas e investir no futuro desses profissionais! Hoje, é o dia Nacional da Ciência, e felizmente, estamos sempre fazendo a nossa parte para incentivar a relação dos nossos alunos com essas áreas. Desde o Berçário até o Ensino Médio, abordamos temas como reciclagem, reaproveitamento energético, alimentação sustentável […]
Leia maisDepois da tragédia da queda da caixa d’água, seguimos trabalhando com as famílias do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. Com o aumento dos problemas de drogas, corrupção e violência na região, as famílias suplicavam para que criássemos uma creche para que pudessem ir trabalhar em paz, sabendo que tinham deixado seus filhos em segurança. Foi aí […]
Leia maisNossa Administração continuará trabalhando em “Home Office” e nosso Pedagógico, após 3 anos de buscas, encontrou as ferramentas on-line certas para que pudéssemos manter as aulas dos nossos 426 alunos remotamente. Isso mesmo: do berçário até o Ensino Médio! E o trabalho está lindo! Professores, diretores, coordenadores, pais e alunos trabalhando juntos para que nossos […]
Leia mais