Ajude

Menu Doe

Jovens do Solar vão viajar para a África do Sul em 2012

19/08/2011

Com o objetivo de contribuir para a qualificação de jovens no aprendizado da língua inglesa no Rio de Janeiro, a professora voluntária de Yôga, Letícia Portella, e sua aluna Maria Gaubier elaboraram e coordenaram um projeto para realizar um curso intensivo de inglês, inicialmente com os alunos do Solar Meninos de Luz. Dezesseis jovens do 2º e 3º ano do Ensino Médio participaram das aulas durante sete semanas, aplicadas quatro vezes semanalmente, em quatro horas por dia. O curso teve início no dia 04 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos, e terminou no dia 18 de agosto, dia do aniversário do Solar.

As aulas aconteceram na Biblioteca Meninos de Luz e, além de discursos de Martin Luther King e Barak Obama, músicas internacionais, exibições de filmes como Invictus e Rio e passeios aos Museus de Arte Moderna, Histórico Nacional e de Belas Artes, as aulas contaram com auxílio de sete voluntários americanos, vindos da universidade de Princeton. De acordo com Letícia, todas essas atividades desenvolvidas durante os encontros indicam que o curso não é apenas de idioma e sim de cultura e entretenimento.

Para estimulá-los ainda mais, ao final do curso os dois jovens que mais se destacaram ganharam uma viagem de intercâmbio para a Cidade do Cabo, na África do Sul, onde eles poderão treinar mais o idioma estudado inseridos em outra cultura durante os três primeiros meses de 2012. Além disso, segundo Letícia Portella, essa vivência no exterior será essencial para que cada um deles adquira independência e principalmente crescimento pessoal.

Os alunos do 3º ano Luan Goulart, 17 anos, e Manuela Bacelar, 19 anos, foram escolhidos para realizar o intercâmbio pela boa participação nas aulas, dedicação, força de vontade e o entusiasmo. Luan explicou que entrou no curso pelo aprendizado em si, mas quando se deu conta da possibilidade de viajar, ele passou a estudar em casa e a se dedicar mais nas aulas. “Eu não acreditei quando falaram meu nome! Tinham outros bons alunos fazendo o curso também. Mas estou muito feliz e vou aproveitar bastante. Quero voltar fluente na língua inglesa, conhecer a Cidade do Cabo, a cultura de lá, fazer amigos!”, comentou Luan.

Já Manuela disse que essa experiência também vai servir para ela valorizar mais o próprio país, a família e o Solar Meninos de Luz pela oportunidade. “O tempo em que eu vou ficar na África do Sul vai me ajudar a amadurecer. Tenho certeza que vai ser uma experiência excelente para mim e para o Luan. Vai valer a pena começar a faculdade somente no segundo semestre de 2012!”, acrescentou Manuela.


Vejam as fotos aqui.

Voltar às notícias