Ajude

Menu Doe

Intercâmbio 2013

04/01/2013

Camila Ferreira, 19 anos, Matheus Barbosa, 17, e Ronaldo Marinho, 18, formandos do Ensino Médio do Solar Meninos de Luz em 2012, foram contemplados a participar de um intercâmbio para a Ilha de Malta/ Europa, e no Canadá, onde ficarão por três meses. Ambos se destacaram e mostraram potencial para a fluência na língua inglesa durante o II Seminário da Edupro-Raízes Culturais. Maria Galbier, co-fundadora do Edupro-Raízes Culturais, e Letícia Portella, coordenadora do seminário e também professora voluntária de Yôga no Solar, já encaminharam cinco alunos para intercâmbio.

Os jovens ganharam uma bolsa de estudos para o programa intensivo de inglês, de Janeiro a Março de 2013, implantando, desta forma, a segunda fase do seminário. Estes estudantes foram escolhidos pela boa participação nas aulas, dedicação, força de vontade e entusiasmo. Eles viajaram no dia 4 de janeiro e foram hospedados por famílias locais, onde praticam o inglês no convívio direto com o povo europeu e canadense.

Os Seminários da Edupro-Raízes Culturais têm o ensino da fluência em inglês como objetivo principal, com uma abordagem cultural, para os alunos do Ensino Médio de comunidades, a fim de prepará-los pessoal e profissionalmente para a educação superior e o mercado de trabalho. O grupo de estudantes interessados em aprender inglês se reunia diariamente na Biblioteca Comunitária Meninos de Luz, onde foi criado um ambiente de imersão no inglês.

Letícia Portella e Maria Galbier acreditam que todas essas atividades desenvolvidas durante os encontros indicam que o curso não é apenas de idioma e sim de cultura e entretenimento. “Devido ao crescimento das indústrias de exportação e importação, petróleo, gás, turismo, hotel, finanças, seguros e outras atividades conectadas com a exploração do pré-sal e também com a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, há muitos empregos no mercado de trabalho, mas faltam candidatos qualificados”, declarou Maria. “Nosso objetivo é exatamente prepará-los para este mercado de trabalho, capacitando-os e os tornando aptos a disputar e conquistar estas vagas”.

Os alunos formados em 2011, Luan Goulart e Manuela Bacellar, beneficiados com intercâmbio em 2012 para a África do Sul, continuam auxiliando no projeto sempre que possível. Eles são muito gratos ao Edupro-Raízes e ao Solar pela oportunidade. Ambos voltaram do exterior fluentes na língua inglesa e isso foi um diferencial nas entrevistas de estágios e empregos. Luan está trabalhando no Grupo EBX e Manuela num considerado escritório de Advocacia.

Segundo Maria da Guia, mãe de Matheus Barbosa que está neste momento na Ilha de Malta, a saudade que ela está sentindo do filho é imensa. “A saudade é grande, mas é uma oportunidade de ouro que ele precisa aproveitar”, desabafou.

Voltar às notícias