Ajude

Menu Doe

Homenagem aos voluntários

01/02/2018

Dando continuidade às homenagens que o Solar fará aos seus queridos e imprescindíveis voluntários, no mês de fevereiro, nosso amigo homenageado é o Dr. Matheus Dias Almeida. Ele atua com acupuntura e fitoterapia no Centro Solar de Bem-Estar.

O Dr. Matheus aceitou responder algumas perguntas:

Nome completo?
Meu nome é Matheus Dias Almeida.

Como conheceu o Solar?
Conheci o Solar através do meu amigo Michel, que ocupava, anteriormente, o mesmo lugar que hoje ocupo no Solar. Ele é um dedicado médico que segue os estudos da Medicina Chinesa e Homeopatia. Em um dado momento nos encontramos, eu indo para o trabalho e ele voltando de um plantão, e comentei que estava desejoso em fazer um trabalho voluntário. Como nada é por acaso, ele me disse que estava fazendo atendimentos com acupuntura no Solar, mas que infelizmente não poderia ficar. Enfim, ele me apresentou ao Solar e à Solange. Tivemos uma breve conversa e acertamos minha estadia, que dura até hoje.

Há quanto tempo atua como voluntária no Solar?
Faz pouco mais de 4 anos; iniciei meu trabalho em julho de 2013.

Em que área(s) atua?
Trabalho atendendo com a Medicina Chinesa, basicamente acupuntura e fitoterapia.

Como você se sente trabalhando no Solar?
Me sinto acolhido pelo Solar e por todas as pessoas que encontro nos dias que frequento o ambiente. Desde o café, que com grande carinho é colocado à minha porta de atendimento, até a receptividade das pessoas frente ao tratamento, e sobretudo o comprometimento com a terapêutica.

O que acha do trabalho realizado pelo Solar?
Considero o Solar uma área de apoio de grande importância para a Comunidade (comunidade no sentido amplo – desde o sitio Pavão-pavãozinho até a cidade do Rio). Quando penso em pessoas ajudando pessoas, cria-se um loop de boas ações e de transformações. É tudo o que precisamos, transformações de realidades e de perspectivas.

Acha que o Solar influencia a vida das pessoas? Caso sim, de que forma?
A resposta anterior já responde esta. Sim, o Solar influencia a vida das pessoas. Vemos hoje em dia muitos “influenciadores”, mas com todo respeito me soa engraçado um tanto de gente seguindo youtubers e blogeiros que falam constantemente da vida do outro, seja celebridade ou não. Penso que deve haver mais e mais influenciadores que possam fazer as pessoas pensarem, olharem para suas vidas e criarem um discernimento sobre suas ações. Isso fará com que cada um se ajude mais. Afinal, somos serem individuais vivendo em coletividade. Dependemos uns dos outros.

Qual é a característica do Solar que você mais aprecia?
Não saberia responder exatamente qual característica aprecio mais, pois minha vivência no Solar não é tão engajada, cumpro meu papel como profissional da saúde. Chego no ambulatório, atendo cada um que precisa do meu suporte, escuto, direciono, puxo daqui, agulho dali, faço um ou outro sermão, acolho, abraço e sigo minha vida. Não me considero um cara engajado em elementos sociais ou com o próprio Solar, procuro cumprir minha função como indivíduo e uma pessoa da sociedade trazendo a tona meu melhor.

Tem alguma história bacana entre você e os pacientes para nos contar?
Hmmmm…. pensando em respeito, conto brevemente o resultado de uma paciente de consultório, ou seja, não é específico do Solar, mas representa o trabalho terapêutico. Atendi uma senhora com seus setenta e alguns anos de vida com queixas múltiplas, desde seu quadro de dor física ao desconforto emocional sobre sua história de vida. A fala maior dela era que nunca poderia mudar porque era velha. Passa-se um tempo, o processo terapêutico vai avançando e em um determinado momento, esta já se vendo melhor de suas mazelas, conclui com o rosto pasmo o quanto ela mudou, e isso foi incrível para ela pois esta dizia: “Matheus sou velha e mudei, nunca achei que isso fosse acontecer”.

O que desejo trazer nesse breve conto de um quadro real é que mudanças fazem com que enxerguemos a vida de uma maneira diferente, talvez menos nebulosa e mais ensolarada. Há múltiplas tragédias em nosso meio, mas também há inúmeras experiências magníficas. Pense bem, para qual olhamos com frequência? Em conceito chinês, estar bem de saúde é estar ativo em escolhas, desejos, livres de angústias e cheios de esperança, com o corpo são e a cabeça boa. Agora vejam, se tudo isso vai bem, conseguimos por fim tratar e cuidar melhor dos outros, não acham? Gente boa e de bem trata os demais com carinho, gente amargurada trata com amargura.

Bom, agradeço de coração pelo convite e por ceder esse espaço para expor minhas pequenas elocubrações sobre o que é ser doador. Doamos e por fim recebemos; doe o bem e receba o bem.

Paz e Bem!

Dr. Matheus, o Solar Meninos de Luz agradece imensamente pelo tempo e amor e dedicados ao Solar e aos colaboradores e moradores da comunidade!

Voltar às notícias