Ajude

Menu Doe

Galeria de Arte Meninos de Luz recebe exposição do Projeto FotoMeninos

20/07/2012

A abertura da Exposição do Projeto FotoMeninos aconteceu nesta sexta-feira, 20 de julho, na Galeria de Arte Meninos de Luz. A mostra apresenta fotografias de alunos do Solar que participam da Oficina de Fotografia que há mais de 3 anos acontece no Solar. Elas foram tiradas depois do workshop de 8 semanas realizado com jornalistas da cidade de Nova York e do Rio de Janeiro.

As fotos foram tiradas e editadas durante as aulas, entre os dias 25 de maio e 18 de julho, e ficarão expostas na Galeria de Arte e no grupo Cantagalo Fotografia na rede social Facebook. A exposição permanecerá até o dia 20 de agosto, de quarta a sexta, das 15 às 19h e aos sábados, das 13 às 17h. Entrada gratuita.

O Projeto Fotomeninos é uma colaboração de oficinas juvenis de mídia organizada pelo Programa de Campo Internacional do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (GPIA) pela UniversidadeThe New School, da cidade de Nova Iorque, Estados Unidos e do Viva Favela, no Rio de Janeiro. Essa Oficina de fotografia é uma parceria com o Solar Meninos de Luz.

Quatro estudantes da New School e um coordenador brasileiro criaram essa atividade extracurricular para os jovens alunos serem apresentados à fotografia como uma forma de jornalismo. O principal objetivo é encorajar os participantes a se tornarem correspondentes de mídia em suas próprias comunidades.

Instrutores e estudantes se encontraram duas vezes na semana para aulas de duas horas cada, que envolviam defesa de argumentos, narrativa e técnicas fotográficas. Metade das aulas se resumiam a análise de trabalhos de fotógrafos profissionais e ao aprendizado de diferentes conceitos, enquanto a outra metade envolvia pesquisas de campo onde os alunos tiravam suas próprias fotografias. Os alunos tiveram sessões de fotografia no Cantagalo, Ipanema, Lapa e no Jardim Botânico.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Alan Medeiros, 18 anos, contou que a fotografia é um hobby para ele e, para este projeto, Alan tirou mais de 300 fotos. “Tive que escolher oito fotos para serem exibidas no slide durante a exposição e apenas três para ficarem expostas”, explicou. “Foi ótimo participar deste projeto. Conheci pessoas do Brasil, Coréia do Sul e Estados Unidos e conheci também lugares novos”.

Segundo Alan, ele nunca havia pensado nas diferenças que existem entre o que se vê e o que a foto mostra. “Com a troca de experiências, vi uma forma de expressar através das fotos a natureza e a urbanização. Como uma interfere na outra”, destacou o aluno.

Esperamos que os alunos continuem fotografando mesmo após o término do curso para divulgar seus pensamentos, ideias e possivelmente seguir no caminho do Jornalismo.

“Gostaríamos de agradecer à direção e a Solange Ramos por nos ajudar durante as oficinas”, disse Youngwon L. Kim, uma das profissionais que ministrou o Workshop. “Por último agradecemos aos nossos alunos por virem aula após aula, por estarem com a gente todas as Segundas e Quartas à tarde. Foi um prazer trabalhar com todos vocês!”, declarou.

Para visualizar algumas fotos da abertura da exposição, clique aqui.

Voltar às notícias