A Exposição Múltiplos foi inaugurada no dia 6 de novembro na Galeria de Arte Meninos de Luz com obras de 17 alunos que ficaram expostas até o dia 16 de dezembro.
A mostra é fruto de um trabalho orientado pelos artistas plásticos voluntários Marcelo Oliveira, Gian Shimada, Paulo Jorge Gonçalves e João Moura que ensinaram um pouco da técnica em xilogravura numa oficina realizada em outubro.
Os alunos do 8º ao 1º ano do Ensino Médio, se interessaram pelo tema da oficina e realizaram o curso de gravura em duas semanas, no qual aprenderam técnicas básicas de xilogravura.
O resultado foi a produção que apresentamos ao público nessa mostra que reúne as matrizes e as obras finais dos alunos. “Esses alunos são talentos que vemos surgir graças à dedicação daqueles que generosamente promoveram a difusão de seus conhecimentos”, declarou o curador da Galeria de Arte, Osvaldo Carvalho.
Como forma de motivar os alunos que participaram e os demais que conferiram a exposição, foram premiados os três jovens que produziram as melhores obras. São eles: Caíssa Barcellos, Nayara Silva e Luiz Gustavo Telásio.
Ao se encerrar a Exposição, foram registradas a presença de 508 visitantes. Alguns estrangeiros, outros convidados especialmente para a exposição, além daqueles que tiveram acesso ao evento por meio das redes sociais e, a maioria, moradores das Comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Muitos desses nunca haviam entrado numa galeria. “É a arte que alcança a todos os segmentos socioeconômicos e culturais”, declarou Matilde Marie, funcionária do Solar e atual monitora da Galeria de Arte. “Saldo extremamente positivo, num evento coroado de êxito”, disse.
Para visualizar algumas fotos da Exposição Múltiplos, clique aqui.