Esse mês iniciou uma parceria entre programa SESI Cidadania, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – a Firjan e o Solar Meninos de Luz. O SESI Cidadania é um programa de educação continuada voltado para as comunidades que já contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), pois o clima de segurança e tranqüilidade permite que os moradores se envolvam em atividades variadas de educação, lazer e cultura.
“Estamos voltando a participar de um território da sociedade que tínhamos perdido, pois temos a obrigação de igualar a sociedade verificando as áreas partidas do Rio de Janeiro. Nós vamos mudar a cidade. É impossível fazer isso da noite para o dia. Mas com a vontade que temos, nós conseguimos”, disse o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Viera, no site da federação.
No Solar Meninos de Luz, alunos do Fundamental II estão realizando cursos de educação complementar, como matemática, português e vivência cidadã e, assim como demais moradores, poderão em breve se inscrever para atividades esportivas. Os idosos terão aulas de ginástica para a terceira idade.
Os cursos são oferecidos nos turnos da manhã, tarde e noite para que os interessados consigam conciliar o horário dos estudos com o trabalho. O início das oficinas de basquete e voleibol está condicionado à formação das turmas, que prevê número mínimo de inscritos.
Para mais informações sobre os cursos, as vagas e as inscrições, os interessados podem ligar para o 0800 0231 231 ou procurar o Solar Meninos de Luz .
Na foto ao lado a professora Aline Figueira, de Vivência Cidadã, com a turma do 6º e 7º ano.
Por Cristina Cople (jornalista voluntária)