Ajude

Menu Doe

Exposição Projeto de Releitura Tarsila do Amaral

07/10/2011

Na tarde de sexta-feira, 7 de outubro, inauguramos a Exposição do Projeto de Releitura Tarsila do Amaral na Galeria de Arte Meninos de Luz. Alunos do Ensino Fundamental I prepararam verdadeiras obras de artes que ficarão expostas durante todo o mês de outubro. Desde o dia 05 de setembro, as educadoras e as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estão trabalhando neste tema, cujo objetivo é conhecer a vida, a obra de Tarsila do Amaral e a atuação em outros campos, além das Artes Plásticas, para compreender sua importância para os brasileiros.

A diretora pedagógica, Rosemarie Ramalho, acredita que esse estímulo cultural ajuda a sensibilizar os alunos para o belo, aproximando-os das artes através da observação das formas, cores, traços e do conhecimento da biografia dos artistas. Outro objetivo é estimular a pesquisa e o estudo dos educadores envolvidos no projeto. “A ideia do projeto surgiu com o trabalho de releitura, realizado pelo 5º ano e, com a possibilidade de uma próxima exposição na Galeria de Arte do Solar, decidimos ampliar a atividade”, explicou Rose.

Os alunos tiveram a oportunidade de entender que a releitura não é cópia e sim outra forma de expressão, tendo a obra da artista como inspiração. Também puderam ver que releitura não é feita através de pinturas, somente. “Pode-se utilizar ou experimentar outras técnicas e outros materiais para elaboração de desenhos, esculturas etc”, ressaltou a diretora pegadógica.

É importantíssimo que todos os alunos conheçam a vida de Tarsila do Amaral, conversem entre si e façam questionamentos, mas o sucesso deste tipo de atividade só acontece se o professor também estiver envolvido e bem informado. É essencial que as crianças observem e expressem aquilo que pensam e sentem, estimulando, assim, o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico. “Com isso, acredito que este tipo de atividade possa atingir alunos, principalmente, e também pais, responsáveis, família e comunidade”, concluiu.

Para visualizar as fotos, clique aqui.

Voltar às notícias