Depois de nove meses de curso, a fotógrafa Ana Angélica Costa, do Projeto Subsolo, ensinou nossos estudantes a fotografarem a comunidade onde vivem retratando o cotidiano de moradores adolescentes com técnicas artesanais e câmeras feitas de caixinhas de fósforos e latas.
As fotos ficaram expostas na Biblioteca Comunitária Meninos de Luz desde maio e fez com que os jovens participantes se sentissem muito prestigiados. Ana Angélica realizou uma atividade de encerramento, na qual reuniu os alunos, comentou as fotos e devolveu-as aos donos, deixando três para o Solar. “Para mim, o resultado do curso foi muito bom”, elogiou. “É possível ver pela qualidade das fotos, que os alunos aprenderam todo o conteúdo ensinado ao longo do curso e também o gosto que eles têm pela fotografia”.
Segundo a aluna Ana Beatriz de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, a experiência de fotografar com uma lata ou até mesmo com uma caixa de fósforos foi incrível. “Já fiz curso de fotografia, mas com câmera digital. Quando começamos a montar as máquinas, eu achei que não fosse funcionar, mas funcionou”, contou. “E mais fascinante do que as câmeras em si foi fotografar”, acrescentou.
Para ver as fotos, clique aqui.