No dia 13 de agosto, a Agência de Redes para a Juventude selecionou dois projetos sociais de jovens da comunidade do Cantagalo para serem colocados em prática. E dois alunos do Solar integram as equipes vencedoras.Foi um trabalho demorado, que contou com a colaboração de monitores, participações em seminários e cursos. A agência tem como principal objetivo atender aos jovens que estavam fora das redes de proteção social, promovendo sua inclusão através de projetos que beneficiem diretamente a comunidade.
Nossos alunos do 1º e 2º ano, Joyce Pires, 15 anos, e Ronaldo Marinho, 17 anos, participaram e foram vitoriosos! A equipe da Joyce ganhou pelo projeto Boca de Lixeira, que trata sobre a conscientização ambiental na comunidade e sobre a coleta seletiva, incluindo palestras, selos sinalizadores e indicação de lugares para reciclagem do lixo. Já a equipe do Ronaldo venceu com o projeto de Workshop de Dança que trabalha com os 4 ramos do Hip Hop: krump, break, hip hop dance e house.
De acordo com Ronaldo, criar este projeto foi uma chance de unir o que ele gosta de fazer com uma oportunidade de melhoria para a comunidade. “A ideia é montar uma equipe do projeto, treiná-la e, no final, realizar uma grande apresentação com grupos convidados no Teatro Meninos de Luz”, completou.
No dia 16 de julho, o Teatro do Solar cedeu o espaço para a realização de um dos seminários onde os jovens participantes apresentaram os projetos aos familiares e instituições. Eles desenvolveram os projetos aos sábados no Centro de Referência da Juventude (CRJ), das 09 às 16h. Entre os projetos concorrentes tinham Ecoturismo e saúde, Jornal Comunitário, Reforço escolar e esporte, Depilação, entre outros.
O representante regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, André Diniz, participou da banca de seleção e examinou os projetos do Cantagalo.
Os selecionados receberão 10 mil reais para colocar as idéias em prática e terão o apoio da equipe da agência por quatro semanas para garantir a implantação. Os não selecionados terão uma segunda chance: serão reformulados, com a ajuda da equipe, e reapresentados numa nova rodada de seleção em outubro.