Ajude

Menu Doe

Escola de Pais de um jeito diferente

16/07/2011

Famílias que participam da Escola de Pais, que são reuniões mensais realizadas pelo Solar Meninos de Luz promovidas pela presidente, Iolanda Maltaroli, pela diretora geral do Solar, Isabella Maltaroli, psicólogos e convidados tiveram a oportunidade de ver os alunos do 6º ano auxiliarem na exposição do tema escolhido para a reunião: Educação Integral dos Nossos Filhos – O Desperdício das Oportunidades. O encontro aconteceu na manhã de sábado, dia 16 de julho, às 9h.

Para dar início à reunião foi proposta a meditação “Prossigo para o alvo” (Apóstolo Paulo: Filipenses, 3:14). Iolanda incentivou os pais a refletirem sobre como os filhos são educados para não se deixarem imobilizar por falta de vontade, desinteresse e preguiça. Com este pensamento, foi exibido o vídeo do Nick Vujicic chamado Não Existem Limites (www.youtube.com/watch?v=UHpt1sFlm9M) que traz a mensagem “Levante-se quantas vezes você cair”.

Posteriormente, foi exibida a matéria do programa Cidades e Soluções, da GloboNews, feita pelo jornalista André Trigueiro sobre o Solar. E, também, algumas fotos de alunos em atividades escolares e complementares, a fim de que os pais tenham sempre conhecimento sobre o que os filhos aprendem e desenvolvem durante as aulas no tempo integral em que permanecem no Solar.

O grande diferencial deste encontro é que, desta vez, alunos do 6º ano apresentaram o trabalho realizado com Iolanda, num tratamento psicopedagógico de transformar a tendência à ameaça do fracasso em sucesso ao longo de três meses em que estudaram o assunto. Os alunos fizeram seis apresentações desses trabalhos realizados e ensaiados por eles: um livro de história infantil, uma revista de história em quadrinhos, palavra cantada (canto e dramatização com a participação de todos os alunos da turma), uma poesia, um esquete teatral e um texto baseado em pesquisas na internet. Todos os trabalhos abordaram a questão do Desperdício de oportunidades como consequência da preguiça e desinteresse.

Desenhos, diálogos, textos e figurino foram criados pelos alunos sob a orientação da própria Iolanda. “Estes alunos precisam de incentivo para colocar em prática toda essa criatividade que eles têm”, declarou. Na pecinha teatral houve a importante participação do aluno Diogo Viegas, do 3º ano, grande vocação para as carreiras de ator e diretor. “Eles se dedicaram muito e prepararam estes trabalhos com muito cuidado e atenção. Estão de parabéns, são vencedores!”, comentou Iolanda Maltaroli.

Com esta técnica, houve trocas entre pais e filhos. Todos aprendendo juntos. Os alunos foram delirantemente aplaudidos! Na volta às aulas, o 6º ano apresentará o mesmo assunto a todos os alunos do Solar.

Para visualizar as fotos clique aqui

Voltar às notícias