O Ensino Médio no Colégio Integral Solar tem a forte característica de preparação para a vida adulta, em especial com relação aos vestibulares para as Universidades e ENEM, e às informações sobre o mercado de trabalho, como auxílio à escolha dos cursos superiores.
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio estarão terminando um longo ciclo, desde o Berçário I, em sua maioria.
Suas experiências educacionais tiveram plena coesão com as práticas interdisciplinares, a fim de impedir fragmentação de conteúdos. Sempre estiveram relacionadas com os “Princípios Filosóficos de Educação do Solar Meninos de Luz”, à LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Relatório da UNESCO, pela Comissão Internacional de Educação para o Século XXI: os quatro pilares da educação: “aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer”.
Em todos os anos de Ensino Médio haverá permanente acompanhamento avaliativo do aluno; uso da plataforma Moodle para que o estudante tire as dúvidas com o professor; vestibulares simulados e especial atenção às práticas de Redação.
No currículo estarão informações sobre profissões, realizadas através de conteúdos transversais, com todos os professores e também através de profissionais convidados, a partir do interesse dos alunos. Também acompanharão informações sobre os cursos que desejarem seguir nas Universidades, podendo programar visitas a essas instituições.
“Educadores amados! Nossos alunos, em sua maioria, chegaram pequenininhos e durante sua existência até a formação no Ensino Médio, viveram o Solar. Preparados pelo Fundamental II, chegam a vocês na idade desafiadora, da passagem da infância para a idade adulta, alcançaram o estágio de operações formais (11, 12 anos em diante) em que vão analisar, estabelecer relações, teorias, soluções, sobre cada conteúdo, experiência, problema, sejam políticos, filosóficos, éticos, linguísticos, lógico-matemáticos, científicos, religiosos. Se não fossem vocês, com seu afeto por eles, sua competência profissional, seu amor pela educação em geral e pelo tipo de educação holística do Solar – como vocês sempre dizem- essa riquíssima fase do desenvolvimento humano neles se perderia ou não seria tão enriquecedora. Precisam neste momento, de quem os impulsionem para o voo muito alto: Universidades e bons empregos! Vida responsável, com vistas ao próprio Bem, de sua família, da Comunidade, do mundo..”
Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores
Diretora Pedagógica: Cybelle Borges
Coordenadora Pedagógica: Caroline Rodrigues
Auxiliar de coordenação: Cíntia Santana da Silva
Professora de Português e Literatura: Iolanda Ferreira
Professora de Álgebra: Marcos Dias Gomes
Professor de Geometria: Fabrício Cardoso
Professores de História: Luisa da Fonseca Tavares e Rafael Matos
Professora de Geografia: Julia Valentin e Lúcio Brandão
Professor de Biologia I: Rodrigo Abreu
Professora de Biologia II: Julia Queiroz
Professora de Química: Caroline Rodrigues
Professora de Física: Priscila Guimarães
Professora de Espanhol: Rosa Nascimento
Professor de Inglês: Fernanda Macedo e Leonardo Apolinario
Professores de Artes: Shirley de Oliveira
Professor de Filosofia: Thiago Barros
Professora de Sociologia: Larissa Lopes
Professora de Educação Física: Renato Duarte
Inspetores: Michel Ferreira e Tatiana da Silva
Pode parecer clichê, mas o amor é o elemento principal para fazer as coisas acontecerem. Tudo começou com o amor que transbordava no coração de uma pessoa. Esse amor ao longo dos anos foi multiplicado nos corações de centenas de voluntários e o resultado foi uma obra que, hoje, atende 420 crianças das comunidades do […]
Leia maisNa última exposição da nossa galeria de arte, tivemos uma bela homenagem à nossa presidente Iolanda Maltaroli, que entre outras mulheres empoderadas, como Frida Kahlo, Malala Yousafzai e Michele Obama, foram retratadas a lápis pelo Ensino Médio e Ensino Fundamental II. As Mandalas, em desenhos coloridos do 6º e 9º ano, desenham uma conversa entre […]
Leia maisO projeto Horta Solar Meninos de Luz realizou uma Oficina de Minhocário para o tratamento de resíduos orgânicos. A ideia é passar conceitos de sustentabilidade de maneira didática para os alunos. As sobras de alimentos orgânicos do almoço foram utilizadas como alimento para as minhocas cultivadas numa composteira. O objetivo é usar o húmus (produzido a […]
Leia mais