Continua, neste segmento educacional, promoção da liberdade de construir, pensar, criar, em aulas dinâmicas, interativas, distantes de uma escola que repete, recita, manda copiar, ensinando conteúdos sem significação para quem os recebe.
O modelo de educação no Colégio Integral Solar é holístico, portanto humanista e multidisciplinar. É também construtivista, uma concepção filosófico psicológica sobre o desenvolvimento mental do ser, incluindo as crianças.
Está de acordo com a LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e atende aos quatro pilares da Educação, concorde com o Relatório da UNESCO, pela Comissão Internacional de Educação para o Século XXI: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer.
O Solar Meninos de Luz propicia ambiente de experiências diversas e desafiadoras, gerando nas salas de aula provocações, dúvidas, discussões, produzindo transformações e descobertas pelo próprio aluno, que assim se apropria delas, gerando o conhecimento, que se renovará, ampliando-se em contextos diferenciados, por toda sua vida.
(Veja “Princípios Filosóficos de Educação” no Programa Educação Integral).
Estes objetivos atendem aos “Princípios Filosóficos de Educação do Solar Meninos de Luz”, à LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e aos quatro pilares da Educação e ao Relatório da UNESCO, pela Comissão Internacional de Educação para o Século XXI: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer.
Principal metodologia interativa: PROJETOS
Com o objetivo de tornar a aprendizagem mais eficaz e significativa, do Ensino Infantil até o Ensino Fundamental I e II, adotamos a metodologia de trabalho com projetos, além de outras estratégias diversas que favorecem o crescimento intelectual, emocional e social de nossos alunos.
As propostas de tema para projetos surgem na semana pedagógica, no início do ano, onde há a participação de todos os educadores e no decorrer do ano letivo, naturalmente, outras propostas surgem, porque a “Escola é viva”, o Colégio Integral Solar tem características bem peculiares: dinamismo, informação constante, criatividade e “movimento”.
Desenvolvemos atividades e projetos que podem envolver somente determinados segmentos e também todo o Solar. Para que essa interação aconteça, contamos com a adequação às faixas etárias, e, para isso, a coordenação pedagógica com enorme habilidade, trabalha ao lado de cada educador provocando reflexões, fazendo propostas, adaptações e estimulando a criatividade. No decorrer dos anos observamos que ultrapassamos os limites da sala de aula, conseguimos uma maior aproximação dos familiares e da realidade social. Cabe ressaltar que estamos facilitando e incentivando um processo de maior comprometimento e de responsabilidade de cada aluno por seu próprio aprendizado.
Alunos – A ideia de cada projeto é lançada de acordo com algum acontecimento atual ou necessidade de estudo ou de pesquisa e de acordo com o tema, há um desmembramento, onde cada aluno ou cada grupo escolherá o seu direcionamento (exemplo: Comunidade – saneamento, saúde, cultura da comunidade). A partir daí, iniciarão as pesquisas e produções com a orientação e supervisão do professor.
Se a turma optar por trabalharem em grupos, todos os componentes precisarão conhecer todo o assunto que escolherem. O professor estará acompanhando o desenvolvimento de cada trabalho, porém a turma terá autonomia para decidir formas de apresentação (do 3º ano em diante).
O projeto em turmas menores (Ensino Infantil até 2º ano do Ensino Fundamental I) é desenvolvido com atividades previamente planejadas no dia a dia. É mais enriquecido de atividades com materiais concretos e lúdicos, onde há adaptação da linguagem a cada turma e até mesmo a cada aluno.
Professores – Cabe aos nossos professores, flexibilidade diante das mudanças e solicitações dos alunos. Uma atualização constante sobre os assuntos dos projetos e sobre as mudanças atuais da sociedade. A coordenação propõe reuniões, encontros, oficinas, estudos, cursos, pesquisas e treinamentos para que todos se entusiasmem com os projetos: nossa preocupação e responsabilidade é também com o processo; como cada educador está desenvolvendo o trabalho e não somente com o resultado final: apresentações.
Criamos estratégias para que os alunos reflitam sobre diferentes assuntos, falem, argumentem e questionem. Assim sendo em qualquer tipo de trabalho há um espaço para ouvirmos cada aluno. No mínimo, uma vez por semana, cada aluno deverá ler com um responsável, uma notícia de jornal, conversar e falar sobre o que leu para a turma (com as observações dos responsáveis também).
Esse também é um trabalho realizado no Ensino Infantil: nas rodinhas de conversas, nas experiências, no lançamento de algum conteúdo, nas histórias…
Familiares – Queremos envolver e levar informações aos responsáveis e estamos conseguindo. A participação eles vêm aumentando significativamente! Através de pesquisas feitas com a família, preenchimento de questionários, participação em eventos com os filhos, através de comentários positivos, questionamentos, constatamos uma modificação bem positiva dos familiares na vida escolar do aluno.
Os conteúdos vêm sendo desenvolvidos de forma prazerosa e criativa. Os professores estão mais atentos e interessados em conhecer novas tecnologias que enriqueçam o trabalho em sala de aula. Aliás, contamos também com os profissionais de artes, que atuam pelas manhãs. Sempre que é possível eles nos auxiliam com ideias e com seus conhecimentos, exemplo: Sarau de Poesias, ideia surgida com a professora de português, contamos com alunas de balé, colocando a dança no texto.
Estamos estreitamente interligados com Informática: passeios, trabalhos, pesquisas e capacitação de professores. Professores e alunos contam com orientação e colaboração da instrutora de informática, que acompanha os conteúdos de todas as turmas. Em junho, o 5º ano à Petrópolis com a professora de Português e História, com a colaboração e orientação da instrutora de informática. O estudo iniciou no laboratório de informática, sala de aula e concretizamos com visita à Cidade Imperial.
Os Meninos Solidários continuam desenvolvendo um belo trabalho, na escola, na família, na comunidade e em outras instituições. A cada campanha criamos um evento que motive mais os alunos e familiares. O “Cinema no Solar”, onde o ingresso foi um produto de higiene para montarmos enxoval para bebês e a Campanha de agasalhos. Com a Campanha de agasalhos surgiu a 2ª fase da turma de alfabetização (1º ano) – temos fotos de tudo.
Sarau Literário – Com o objetivo de incentivar a leitura e de que nossos alunos conheçam e saibam conversar sore leituras, recebemos autores na Biblioteca Paulo Coelho. Esses encontros são programados de acordo com a faixa etária de interesse do convidado.
Durante duas semanas o livro escolhido pelo autor é lio e trabalhado na turma. Todos pesquisam e se informam para receber o visitante, retirar dúvidas, fazer comentários e sugestões. O resultado é gratificante.
“Obrigada queridos educadores, por doarem com amor e competência, seus saberes e suas vidas aos amados alunos do Solar Meninos de Luz! Recebendo-os do Ensino Infantil e caminhando com eles dos 6 aos 10 anos no Ensino Fundamental I, têm conseguido alicerçar esse estágio de desenvolvimento das operações concretas, do ponto de vista dos conhecimentos e sentimentos, preparando-os para o período das operações formais, próprios da pré-adolescência e adolescência, facilitando construções de conteúdos do Fundamental II e Ensino Médio, no Solar. Vocês os libertam para a vida plena, dentro e fora do Solar, no presente e no futuro, para si mesmo e para a sociedade. Todos nós amamos muito vocês!”.
Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores
Diretora Pedagógica: Professora Rosemarie Ramalho.
Auxiliar de coordenação: Diolinda Rodrigues.
1º ano: Professoras Josimeire dos Santos Hilário e Auxiliar de Turma Roberta Cerqueira.
2º ano: Professoras Giulia Bittencourt e Auxiliar de Turma Mayara Albuquerque Lopes.
3º ano: Professoras Larissa Lopes e Auxiliar de Turma Carla Dias.
4º ano: Professores Carolina Faner e Victor Vinícius Lima e Auxiliar de Turma Mariane Soares.
5º ano: Professores JCarolina Faner e Victor Vinícius Lima e Auxiliar de Turma Cristiane Santiago.
Inspetores: Gilson dos Santos e Severino Gomes.
Crescem, cada vez mais, as reclamações de pais que veem seus filhos adolescentes se isolarem do convívio social por preferirem estar imersos no mundo virtual de jogos e series online, acendendo um alerta nas instituições de pesquisa e saúde e colocando como prioridade o debate sobre a saúde mental das crianças e jovens. Temas como […]
Leia maisUm dos benefícios mais importantes do ensino de teatro na escola é a possibilidade das crianças se conhecerem e se expressarem melhor. Ao interpretar uma peça de teatro, os alunos podem desenvolver habilidades de comunicação verbal e corporal e descobrir suas potencialidades e fragilidades. Esse conjunto de informações possibilita que as crianças possam aprender a […]
Leia maisA folia correu solta no Solar Meninos de Luz na última sexta-feira. Com os tradicionais bailinhos de carnaval, a alegria tomou conta das salas dos berçários, maternais, prés e fundamental I, que capricharam nas fantasias esse ano. Ao andar por nossas casas verdes não era difícil esbarrar com Moanas, sereias, borboletinhas, Wandinhas, Homens de Ferro, […]
Leia mais