Ajude

Menu Doe

Encerramento do Projeto de Releitura da Princesa Violeta

31/03/2016

Hoje, 31 de março, aconteceu o encerramento do Projeto de releitura da história Princesa Violeta no Teatro do Solar. A ideia do projeto se iniciou na visita da Veralindá Ménezes ao Solar em 2015, quando ela veio contar a história de seu livro, escrito para sua filha Sheron Menezes. 

Na época, a autora propôs que as crianças fizessem uma releitura em 2016 e a ideia foi aceita tanto pelos professores, quanto pelos alunos. No mês de março, a história foi trabalhada entre as turmas do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, abordando os temas família, respeito às diferenças, origem das princesas e príncipes negros, valorização da beleza negra, riquezas, respeito às opções, habilidades do ser humano e diferença de gêneros.

O projeto envolveu igualmente os alunos, suas famílias e os colaboradores do Solar Meninos de Luz, que se interessaram admirados pela primeira história que escutaram sobre uma princesa negra. 

Ao longo do mês, foram feitos debates e trabalhos escritos sobre a evolução da mulher na sociedade e no mercado de trabalho, a formação da família na atualidade, as riquezas do país e sua distribuição, o conceito individual de riqueza de cada aluno e o respeito às diferenças.

A valorização da beleza negra, principalmente de nossas crianças, foi uma das questões principais, ganhando destaque diante de todos os temas trabalhados. Foi percebido um aumento na auto-estima das crianças negras e um sentimento de igualdade perante os alunos, comentado por eles dentro da escola e com suas famílias em casa. 

Para Veralindá, foi uma experiência indescritível. "Quando começei a escrever o livro, a aceitação não foi muito boa. Cheguei a pensar em desistir. Ver uma escola como o Solar Meninos de Luz abraçar essa história é muito emocionante.", conta a autora.

O projeto foi finalizado hoje com uma apresentação das turmas do Ensino Fundamental I no Teatro e a presença da autora na plateia. Todos os alunos tornaram-se príncipes e princesas. 

Voltar às notícias