Do Berçário I à Pré-escola II, seguem-se diretivas do processo de ensino e aprendizagem baseados no mesmo modelo holístico, construtivista, que unifica todos os segmentos do Colégio Integral Solar.
Integram-se nesse contexto: os “Princípios Filosóficos de Educação do Programa Educação Integral” do Colégio Integral Solar; os quatro pilares da Educação: “aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer” conforme o Relatório da UNESCO, pela Comissão Internacional de Educação para o Século XXI; as orientações da LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Quanto ao letramento e alfabetização, nessa fase, adotam-se procedimentos revelados pelas pesquisas da psicolinguista Emília Ferrero, com base na teoria psicológica e epistemológica de Jean Piaget: a criança como construtora de seus sistemas interpretativos. A aprendizagem é provocada pela mente da criança ao se relacionar com o objeto em perspectiva e não por imposições de processos prontos e acabados da escola.
A metodologia de alfabetização é baseada na proposta de Heloísa Vilas Boas: interação e contextualização, congregando a mesma teoria construtivista, pois considera também o aluno como ponto de partida e valoriza seu contexto sociocultural, adotando temas geradores da aprendizagem nele concentrados.
(Veja “Princípios Filosóficos da Educação” no Programa Educação Integral).
OBS.: Aos 6 anos, a criança passa para o Ensino Fundamental I, do 1º ano (Alfabetização) ao 5º ano.
Do Berçário I ao Berçário III (3 meses aos 2 anos)
Do Maternal I à Pré-escola II (2 aos 4 anos)
Alfabetização – Pré-escola II e II
Projetos Pedagógicos: Com duração de 15 dias a 1 mês, um tema gerador envolve todos os alunos. Abrange diferentes áreas do conhecimento, como forma de interdisciplinaridade: todas as atividades de Ensino Infantil acrescidas de Ciências Naturais, Matemática, Linguagem, Conhecimentos Gerais, do Ensino Fundamental I. A culminância é realizada em apresentações no Teatro Meninos de Luz, para os alunos e às vezes aos pais. Envolve danças, coreografias simples, esquetes, etc. Após isso o material visual é exposto na Biblioteca e durante todo o mês em todo o Colégio. Exemplos de projetos: “Consciência Negra”; “Planeta Água”; “A paz que desejamos”…
“Educadores amigos! Sua irradiação de amor e saberes cria a ambiência protetora para desenvolver conhecimento e alegria nos Meninos de Luz. Vocês preparam, assim, nossas amadas crianças, desde os 3 meses de idade até aos 5 anos, portanto nos momentos críticos dos estágios sensório-motor e pré-operacional, para a construção dos alicerces firmes cognitivos e afetivos necessários ao desenvolvimento dos demais estágios da infância e da adolescência- que também serão vividos no Solar. Eles serão agora e no futuro, seres do Bem e da Paz.
Todos nós seremos eternamente gratos a vocês!”.
Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores
Diretora Pedagógica: Rosemarie Ramalho.
Coordenadora: Tatiana Neves.
Auxiliar de coordenação: Shirley Araújo de Souza.
Berçário I: Berçaristas Aline Oliveira e Valkiria Benvindo.
Berçário II: Berçaristas Lívia Sant`anna e Meryene Coutinho.
Berçário III: Berçaristas Flaviana Timbó e Tairine Rodrigues.
Maternal I: Auxiliares de Turma Juliana Sant`anna e Thayná Cardial.
Maternal II: Professora Flávia Gonçalves e Auxiliares de Turma Débora dos Santos e Elizabeth Alves.
Pré-escola I: Professora Kátia Ribeiro e Auxiliares de Turma Bruna Teixeira e Jaqueline Teotonio.
Pré-escola II: Professora Josemeire Hilário e Auxiliares de Turma Janecy Dutra e Jaqueline Teotonio.
Hoje, dia 20 de maio, foi realizado o Sarau da Educação Infantil com o tema A Paz que Desejamos, na Sala do Coral, com a presença de papais e mamães.
Leia maisHoje, dia 29 de abril, o Teatro do Solar abrigou duas sessões de cinema solidário. O projeto tem como objetivo ensinar desde cedo às nossas crianças sobre a importância de ajudar o próximo; da generosidade.
Leia maisHoje, dia 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio. Por isso, esta semana foi repleta de atividades em homenagem a este dia. Mais uma vez o objetivo foi de incentivar, além do conhecimento, o respeito às diferenças.
Leia mais