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Educação Infantil

Educação Infantil

Do Berçário I à Pré-escola II, seguem-se diretivas do processo de ensino e aprendizagem baseados no mesmo modelo holístico, construtivista, que unifica todos os segmentos do Colégio Integral Solar.

Integram-se nesse contexto: os “Princípios Filosóficos de Educação do Programa Educação Integral” do Colégio Integral Solar; os quatro pilares da Educação: “aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer” conforme o Relatório da UNESCO, pela Comissão Internacional de Educação para o Século XXI; as orientações da LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Quanto ao letramento e alfabetização, nessa fase, adotam-se procedimentos revelados pelas pesquisas da psicolinguista Emília Ferrero, com base na teoria psicológica e epistemológica de Jean Piaget: a criança como construtora de seus sistemas interpretativos. A aprendizagem é provocada pela mente da criança ao se relacionar com o objeto em perspectiva e não por imposições de processos prontos e acabados da escola.

A metodologia de alfabetização é baseada na proposta de Heloísa Vilas Boas: interação e contextualização, congregando a mesma teoria construtivista, pois considera também o aluno como ponto de partida e valoriza seu contexto sociocultural, adotando temas geradores da aprendizagem nele concentrados.

(Veja “Princípios Filosóficos da Educação” no Programa Educação Integral).

Objetivos
  • Desenvolvimento integral da criança até os 6 anos de idade em seus aspectos físico, psíquico, intelectual, moral e social, contemplando a ação da família e da comunidade.
  • Acolhimento amoroso em espaço escolar afetivo e protetor para construção do pensamento da convivência fraterna e de princípios e hábitos saudáveis de vida.
  • Formação, desde a primeira infância, de autonomia e consciência crítica para conhecer, agir, construir opiniões e conhecimentos, bem como raciocínio lógico-matemático.
  • Desenvolvimento da psicomotricidade (corpo e movimento) e da cultura da Arte, por músicas, danças, pinturas, etc. (sentimento, expressividade).
Metas
  • Em breve prazo: crescente oferta aos educadores de palestras e discussões com profissionais de psicologia e Shantala para estudo de assuntos relativos a afetividade, em todo o Ensino Infantil e a massagens na idade bebê.
  • Em médio prazo: Mudança de localização da Pré-escola, do Centro Cultural (Rua Saint Roman, 146) para a casa do Ensino Infantil (Rua Saint Roman, 142) e reorganização da estrutura física desta casa. Será possível com a construção de edifício de 4 andares no local onde hoje funciona a casa 136, permitindo ali a localização da refeitório, cozinha, despensas da Creche, aliviando esses espaços. A busca de parceiros para esta obra está em andamento e já há projeto arquitetônico realizado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá.
Ensino Infantil: Segmentos
  • Creche: Berçário I (3 aos 10 meses); Berçário II (11 meses a 1 ano e 4 meses); Berçário III (1 ano e 5 meses a 2 anos); Maternal I (2 anos a 2 anos e 11 meses); Maternal II (3 anos a 3 anos e 11 meses).
  • Pré-escola: Pré I (4 a 4 anos e 11 meses); Pré II (5 a 5 anos e 11 meses).

OBS.: Aos 6 anos, a criança passa para o Ensino Fundamental I, do 1º ano (Alfabetização) ao 5º ano.

Práticas Pedagógicas

Do Berçário I ao Berçário III (3 meses aos 2 anos)

  • Estimulação tátil, visual, de movimentos, verbal, auditiva: conversar, acariciar, brincar, sorrir com o bebê, brincadeiras com objetos coloridos que vão à boca, engatinhar, andar apoiando-se nas mãos da berçarista, chocalho, música (com gestuais e cantigas de roda), exercícios com bolas, brinquedos de encaixe, etc.
  • Introdução de alimentos a partir de orientação pediátrica, desde o leite materno que alimenta o bebê antes de sair para o Solar e mamadeira com leite materno, visita da mãe nos primeiros meses até as mudanças alimentares através de papinhas, purês de frutas, sopas e alimentos sólidos.
  • Banhos, troca de fraldas e roupas, acompanhados de massagens, conversa, sorrisos e músicas.
  • Permanente incentivo à fala, com brincadeiras e em todas as atividades.
  • Contação de história com fantoches, dedoches, bonecos e objetos comuns do lar. Uso de livros de papel, de pano, de banho, com figuras grandes e brilhantes.
  • Desenhos, pinturas, rasgação de papéis, no incentivo à alegria das cores e novas formas criadas.
  • Ensino de limites, como proteção às brincadeiras e trato com outras crianças e adultos.
  • Brincadeiras diárias em exposição ao sol, no Solário.
  • Implementação de bons hábitos: dormir após almoço, higiene, brincar em grupos, não bater nos colegas, etc.
  • Valores ético-morais cristãos: prece, historinhas simples e de livros infantis com figuras sugestivas do mundo infantil, com fundo moral: amor, bem e respeito.

Do Maternal I à Pré-escola II (2 aos 4 anos)

  • Estimulação visual, verbal, de movimento, tátil, auditivo e psicomotricidade: audição de músicas, dancinhas, contação de histórias, brincadeiras e jogos como cambalhotas. Circuito, rolamento, pular obstáculos, lenço atrás, mamãe posso ir?, dança das cadeiras, teatro de fantoches e dedoches, material de encaixe, etc.
  • Artes plásticas e artesanato: com massinha, rasgadura de papéis, recortes com tesoura, colagens, pintura de dedo, com cotonete, pincéis, etc; reciclagem com materiais descartáveis para criação inventiva de formas, etc.
  • Biblioteca: atividades como contação de histórias através de livros, seguidas de desenhos, imitação dos personagens em dramatizações, etc.: frequentes visitas à Biblioteca para adquirir amor em livros, facilitando a aprendizagem e conceitos.
  • Informática: aulas próprias para essa idade programadas com desenhos, vídeos: estímulo ao desenvolvimento intelectual, coordenação motora, relações sociais, descobertas de formas, desenvolvimento da atenção: formação de indivíduos polivalentes e multifuncionais.

 

Alfabetização – Pré-escola II e II

  • Realizada após processos de livre discussão de temas; eleição do tema gerador, ligado diretamente à vivência sociocultural dos alunos.
Interação do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental I

Projetos Pedagógicos: Com duração de 15 dias a 1 mês, um tema gerador envolve todos os alunos. Abrange diferentes áreas do conhecimento, como forma de interdisciplinaridade: todas as atividades de Ensino Infantil acrescidas de Ciências Naturais, Matemática, Linguagem, Conhecimentos Gerais, do Ensino Fundamental I. A culminância é realizada em apresentações no Teatro Meninos de Luz, para os alunos e às vezes aos pais. Envolve danças, coreografias simples, esquetes, etc. Após isso o material visual é exposto na Biblioteca e durante todo o mês em todo o Colégio. Exemplos de projetos: “Consciência Negra”; “Planeta Água”; “A paz que desejamos”…

Tributo de gratidão aos que promovem a educação do Ensino Infantil

“Educadores amigos! Sua irradiação de amor e saberes cria a ambiência protetora para desenvolver conhecimento e alegria nos Meninos de Luz. Vocês preparam, assim, nossas amadas crianças, desde os 3 meses de idade até aos 5 anos, portanto nos momentos críticos dos estágios sensório-motor e pré-operacional, para a construção dos alicerces firmes cognitivos e afetivos necessários ao desenvolvimento dos demais estágios da infância e da adolescência- que também serão vividos no Solar. Eles serão agora e no futuro, seres do Bem e da Paz.

Todos nós seremos eternamente gratos a vocês!”.

Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores

Profissionais da Educação Infantil

Diretora Pedagógica: Rosemarie Ramalho.
Coordenadora
: Tatiana Neves.
Auxiliar de coordenação: Shirley Araújo de Souza.
Berçário I: Berçaristas Aline Oliveira e Valkiria Benvindo.
Berçário II: Berçaristas Lívia Sant`anna e Meryene Coutinho.
Berçário III: Berçaristas Flaviana Timbó e Tairine  Rodrigues.
Maternal I: Auxiliares de Turma Juliana Sant`anna e Thayná Cardial.
Maternal II: Professora Flávia Gonçalves e Auxiliares de Turma Débora dos Santos e Elizabeth Alves.
Pré-escola I: Professora Kátia Ribeiro e Auxiliares de Turma Bruna Teixeira e Jaqueline Teotonio.
Pré-escola II: Professora Josemeire Hilário e Auxiliares de Turma Janecy Dutra e Jaqueline Teotonio.

Crianças da Educação Infantil plantaram mudinhas no dia da árvore
Aula de Educação Física com crianças do Maternal.
Contação de história no Berçário.

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