Ajude

Menu Doe

Crianças de 6 a 10 anos do Solar se apossam da Galeria de Arte para reivindicações sociais no Pavãozinho

02/12/2011

As crianças do Ensino Fundamental I tomaram posse da Galeria de Arte Meninos de Luz no dia 02 de dezembro, preparando a continuidade de seu trabalho no “Programa Meninos Solidários". Com o auxílio da diretora pedagógica Rosemarie Ramalho e das professoras, os alunos prepararam uma exposição em que aproveitaram o clima de Natal para transformá-la em pedidos de ajuda para uma parcela desconhecida de moradores do Vietnã e Caranguejo, perto do Grotão (de triste memória).

Lá na parte mais alta do morro, pessoas moram em condições sub-humanas, em casebres miseráveis, de pedaços de madeiras encontradas em lixo. Outros são ainda feitos de barro, com buracos em paredes e tetos, o que enlameia o chão e molha tudo por dentro. São uns 50 barracos, minúsculos, onde moram grande quantidade de pessoas.

Diante disso, a exposição na Galeria de Arte conta com cartazes, frases, fotos tiradas por eles e pelas professoras e desenhos. O tema escolhido, em que já se nota o movimento de reivindicação social, foi: "Natal de Paz é Casa para os Pobres".

As crianças ficaram muito sensibilizadas com as questões de sobrevivência daquelas famílias, descobertas somente em dezembro, e resolveram fazer uma Campanha de Natal, na própria comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, e conseguiram levar-lhes, junto com as professoras, grande quantidade de alimentos, roupas e material de limpeza.

Conversando com os moradores, eles lhes falaram do medo de serem desalojados pela UPP e terem que sair da comunidade onde vivem. Algumas famílias há 52 anos, outras mais de 30, sendo que a mais recente tem 8 anos que vive ali. A UPP não passou por lá, mas sabe-se que pretendem fazer um parque naquele local, o que seria maravilhoso, mas gera esse problema para eles. As famílias dos nossos alunos também disseram estar surpresas, pois não sabiam que ali ainda havia casas tão miseráveis.

Foi muito bonito vermos que a própria comunidade, cujos habitantes vivem com dificuldade, ajudaram os mais necessitados. As famílias souberam que eles eram desconhecidos, porque ninguém podia contar o horror que se passava ali, antes da UPP. Mas agora, com a pacificação, as crianças vão ajudá-las, no ano de 2012.

Parabéns, "Meninos Solidários"! Por causa de vocês, essas famílias não são mais invisíveis.

Parabéns, UPP! E as crianças pedem que prestem atenção aos seus desenhos na Exposição: "Derrubem estas casas! Façam casas boas para os pobres!".

Voltar às notícias