No mês onde celebramos o Dia da Consciência Negra, o Solar Meninos de Luz promoveu diversas atividades, onde nossos alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a história, a cultura e as contribuições da população negra para a sociedade brasileira.
Começamos contando com uma doação de valor inestimável de alguns jovens do ensino médio da Escola Americana, que nos presentearam com 40 livros novos de literatura infanto-juvenil com essa temática e que foram trabalhados em sala de aula.
Contamos também, com algumas contações de histórias, trabalhando os livros “Minha família colorida” e “Princesa Violeta é 10” com a participação das próprias autoras dos livros, Georgina Martins e Veralindá Ménezes, tornando essa experiência ainda mais rica.
Tudo isso, tendo como palco a nossa Biblioteca Comunitária Paulo Coelho, que foi especialmente decorada com a temática e ganhou uma rica exposição com o acervo doado
“O evento de encerramento foi muito especial e trouxe grande alegria para todos”, reforça a bibliotecária Eliana Rodrigues, que, juntamente com a diretora pedagógica do fundamental 1, Rosemarie Ramalho, desenvolveu esse projeto tão atual e estimulante para todos os alunos aqui do Solar.
Sabemos o quanto é importante, principalmente num lugar onde a maioria da população é negra, ter suas raízes e histórias representadas e celebradas.
“Nos baseamos no tema do ENEM de 2024, que foi a ‘herança da cultura africana no povo brasileiro’ para marcar a posição de que trabalhando o respeito poderíamos estimular a consciência dos nossos alunos e promover, assim, a formação antirracista.”
Ao aprender sobre diferentes culturas e experiências, os estudantes desenvolvem empatia e respeito pelos outros, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e consciente das suas raízes culturais e históricas.