O setor de Psicologia/Fonoaudiologia do Ambulatório Médico-Dentário do Solar Meninos de Luz é composto atualmente por cinco profissionais de Psicologia e um profissional de Fonoaudiologia, todos voluntários. Esse serviço é oferecido de segunda a sexta-feira nos horários da manhã e da tarde, conforme a disponibilidade dos profissionais, em salas de atendimento localizadas na Rua Saint Roman, 149. Casa onde funciona o Ensino Médio, o setor Administrativo e o Laboratório de Informática.
O serviço de psicologia é oferecido aos alunos, pais, professores e funcionários do Solar para problemas situacionais, de ordem emocional, ou seja, quando a criança apresenta alguma desordem afetiva e/ou emocional, decorrente de fatores externos, tais como: nascimento de um irmão, conflitos familiares, luto, abandono, separação; e internos: baixa autoestima, ansiedade, introspecção excessiva, apatia, tristeza excessiva, etc.
Segundo a coordenadora do setor de Psicologia/Fonoaudiologia, Dra. Maria Alice Mattos, o atendimento aos pais proporciona a melhoria no relacionamento familiar, pois eles aprendem a lidar com as situações de maneira mais efetiva, propiciando a melhora da autoestima da criança.
A psicologia trabalha próximo à fonoaudiologia no atendimento a crianças com dificuldade no aprendizado e com pediatras nas situações de violência, abuso, negligência dos pais, entre outros. “Nosso setor conta com a terapia individual que é atribuição privativa dos profissionais voluntários da área de psicologia”. Atualmente contamos com três psicólogos para atendimentos individuais e dois que trabalham em grupo: uma que desenvolve uma atividade de Orientação Profissional com alunos do 3º ano do Ensino Médio, e outra que realiza um trabalho psicomotor com os bebês do Berçário I.
Atualmente, o profissional voluntário de fonoaudiologia atende nove crianças com dificuldades de aprendizado, fala, entre outras. Já o setor de Psicologia atende 18 pessoas a partir dos 10 anos de idade. No entanto, há uma fila de espera com aproximadamente 50 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, que já constam nas listas de solicitação e aguardam atendimento. Dentre esses, alguns casos são graves e precisam de atendimento urgente. Por isso, precisamos muito de novos voluntários nestas áreas.
Se você é ou tem amigos que sejam psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas, pediatras, ginecologistas ou clínico geral, e gostaria de dedicar algumas horas da semana para atendimento dos nossos alunos, entre em contato conosco pelo telefone 2522-9524.