Centenas de pessoas participaram do “Arraiá do Solar”, realizado no dia 24 de julho, na quadra do Solar Meninos de Luz, e aproveitaram o dia de festa em clima de alegria e descontração.
A festa julina contou com barraquinhas de jogos tradicionais, como pescaria, bola na lata e correio do amor, além de música e sorteio de brinquedos.
Este ano, a novidade foi uma barraca de Pescaria Ecológica, idealizada pelos voluntários do projeto Criando Com Ciência, da Universidade Santa Úrsula, que realizam oficinas de educação ambiental para as crianças do Solar. “As crianças brincam de pescar o lixo do mar para depositá-lo nas latas de coleta seletiva”, disse Yonit Malka, de 23 anos. A idéia consistia em pescar o lixo e colocar na lixeira de coleta seletiva correta. A recompensa, além do aprendizado, eram brindes ecológicos. Tais brindes colaboraram para uma melhor compreensão ambiental dos participantes, que por sua vez, demonstraram um grande empenho e interesse na dinâmica. Criando Com Ciência, agradece aos seus colaboradores na doação dos brindes: Ecolmirim, Mulungu Plantas, Ânima Verde e Ecopartners.
Os jovens do Solar também trabalharam na organização do “Arraiá”. Alunos do terceiro ano ganharam a responsabilidade de cuidar de uma barraca de doces para arrecadar fundos para a festa de formatura. As comidas típicas ficaram por conta de voluntários. Maria Rita Gonçalves, professora do berçário, cuidou da barraca de cachorro-quente. “É muito bom participar da festa, porque é uma forma de demonstrar a nossa solidariedade”, afirmou.
A professora Cristiane Busato, que visitou o Solar Meninos de Luz pela primeira vez, se surpreendeu com a organização da festa. “A festa junina está muito animada e eu não esperava encontrar tanta gente”, disse.
O ponto alto da festa – a apresentação das quadrilhas – contou com alunos de todas as idades. Os adolescentes criaram um enredo especial para o momento mais esperado da apresentação, o casamento na roça. Numa reviravolta na hora do “sim”, os noivos acabaram escolhendo outros pares para subir ao altar.
A dona-de-casa Michele Pereira da Costa, de 27 anos, que assistia à apresentação do filho, comentou: “Adorei a quadrilha. A festa tinha muita gente e também havia grande variedade de comida. Foi muito boa”.
O sucesso da festa não seria possível sem o apoio da LMS Eventos, que nos emprestou as barracas; do Hotel Fasano, que nos doou refrigerante, gelo e milho; e dos voluntários e amigos que fizeram doações e nos ajudaram no dia do Arraiá. Obrigado a todos!
Na foto ao lado as alunas Laura Rodrigues e Agatha Vitória, da turma do Maternal II.
Para ver mais fotos clique aqui.
Para ver os vídeos clique aqui.
Por Cristina Cople (jornalista voluntária)