Ajude

Menu Doe

Apresentação de encerramento do Teatro de Improviso

29/11/2011

Na tarde desta terça-feira, 29 de novembro, alunos integrantes da oficina do Teatro de Improviso do Solar realizaram uma apresentação de encerramento do ano letivo. Estudantes do 6º ano do ensino fundamental até os jovens do 3º ano do ensino médio compõem a turma e dão um show de interpretação!

O professor Vinicius Messias os dividiu em duas equipes para disputarem entre si: Os Enrolados e Os Rouba a Cena. A apresentação também foi dividida em cinco módulos e cada grupo ganhava pontos, medidos pelos aplausos da plateia, de acordo com o desempenho e a sagacidade de cada equipe.

No primeiro módulo, o título era dado pelo público e eles precisavam montar a história, com início, meio e fim, sem fugir do tema. No segundo módulo cada equipe apresentou uma história improvisada “A casa Mal-assombrada” e “O Bosque Feliz”, respectivamente. Os Enrolados saíram na frente e marcaram os primeiros pontos da disputa.

Já no terceiro módulo, a plateia foi ao delírio com o “Gromelô”, um idioma inventado pelos atores durante a encenação. Nesta etapa, cada grupo tinha um integrante retirado do teatro para que, junto do público, o professor e a outra equipe inventassem uma profissão e uma característica pessoal para o personagem que o ator iria interpretar quando retornasse ao palco. “O mais bacana desse momento é ver se o ator consegue descobrir, adivinhar quem ele é durante a encenação”, explicou o professor Vinicius. “E quando eu bater palma, os atores poderão falar em português, mas não podem falar o nome da profissão e nem a característica escolhida. É preciso ter muita atenção”, acrescentou. Ninguém marcou ponto.
No quarto módulo, cada equipe escolheu um gênero para atuar. O grupo Os Enrolados escolheu novela mexicana e a equipe Os Rouba a Cena escolheu o gênero policial.

Nesta etapa, Os Enrolados que ganhavam de dois pontos a zero se enrolaram! Pois foi a vez do Os Rouba a Cena garantir um ponto na competição. Os alunos do Ensino Médio, maioria na oficina de teatro de improviso, por fazerem aulas há mais tempo, ajudavam os colegas mais novos que ingressaram este ano e tudo ficou mais fácil e mais gostoso de ver!

No final, Vinicius Messias escolheu a prática mais difícil de improviso para os atores encenarem. Mais uma vez com a participação do público, foi escolhido um tema para cada equipe, mas, desta vez, todas as frases tinham que começar com a letra do alfabeto da vez. “Se a primeira frase começar com a letra C, a outra terá que iniciar com a letra D e depois a E, e assim por diante”, explicou o professor.

E as equipes fizeram assim até voltar na letra inicial. Com todo o cuidado para não perder o ritmo e nem o sentido.
Muita diversão e alegria! A plateia não queria que acabasse! Depois de muitos aplausos e pedidos de “mais um”, Vinicius Messias pediu a autorização da diretora geral, Isabella Maltaroli, para que os alunos do 3º ano do Ensino Médio, no ano que vem, já formados, possam continuar nas aulas de Teatro de Improviso. Isabella já permitiu! E achou muito bom tê-los por mais tempo no Solar!

Para visualizar as fotos, clique aqui.

Voltar às notícias