Nos dias 14 e 28 de setembro, foi realizada uma Oficina de Xilogravura na Sala de Artes Plásticas e Artesanato do Solar. Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até os do 1º ano do Ensino Médio participaram dos encontros realizados pelos artistas plásticos voluntários Marcelo Oliveira, Gian Shimada, Paulo Jorge Gonçalves e João Moura.
O objetivo desta Oficina de Xilogravura era de direcionar o potencial expressivo de cada aluno neste campo novo. Além de análise e discussão de obras em xilogravura e linguagens e mensagens pessoais, a Oficina consistiu na preparação de matrizes, marcação de desenho, gravação e tiragem de cópias de estado e finais. Para isso, os artistas fizeram inúmeras considerações a respeito da concepção e do desenvolvimento da linguagem da gravura e apresentaram métodos de organização de técnicas tradicionais.
A xilogravura é tradicionalmente realizada sobre prancha de madeira ou também sobre quaisquer materiais que aceitem a gravação com goivas ou com ferramentas como goivas, buris e etc. que retiram as partes que não serão impressas. Concluída a gravação a prancha gravada recebe tinta tipográfica, através de um rolo de borracha, que aderirá apenas nas partes em relevo. Sobre esta prancha é colocado um papel que ao ser pressionado, manualmente (com uma espátula ou colher) ou mecanicamente (com prensa ou prelo tipográfico) obtém a cópia desejada. Esta imagem impressa é a “cópia xilográfica”.
A Exposição Múltiplos, que será aberta no próximo dia 6 de novembro, às 16h30 na Galeria de Arte Meninos de Luz, é fruto de um trabalho orientado pelos artistas que participaram da exposição Desvio Padrão nos dois meses anteriores, somado com todas as matrizes e provas da Oficina de Xilogravura.
Segundo o curador voluntário da Galeria de Arte, Osvaldo Carvalho, o resultado desta oficina foi a surpreendente produção de matrizes e obras finais de talentos promissores. “Graças à dedicação daqueles que generosamente promoveram a difusão de seus conhecimentos entre os alunos em especial, realizaremos uma exposição na Galeria do Solar com essas obras”, contou.