Ajude

Menu Doe

Alunos participam da Oficina do Projeto Favela Orgânica

04/10/2012

No dia 4 de outubro, ocorreu na cozinha do Solar a oficina do Projeto Favela Orgânica, da comunidade da Babilônia, no Leme. Neste encontro, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II aos do Ensino Médio prepararam pratos deliciosos com sobras de alimentos, como brigadeiro de casca de banana, pizza de casca de legumes com casca de pão e sanduíche com talo de agrião e de couve.

O projeto é da doméstica Regina Tchelly, moradora da Babilônia, que teve a ideia de juntar dinheiro de colegas da comunidade para criar pratos saborosos com alimentos mais econômicos, e deu muito certo. Hoje em dia ela viaja nacional e internacionalmente para ensinar essas curiosas receitas e passar adiante o valor que cada casca, cada talo, cada ingrediente têm. “Com R$140,00 que consegui juntar, o projeto cresceu. Hoje em dia, cada oficina que realizo é um prêmio. Não custa nada passar um pouco do meu conhecimento”, disse Regina para os dois grupos de alunos.

“O primeiro ingrediente de cada prato que faço é o amor. As pessoas devem preparar todo tipo de comida pensando da mesma forma”, declarou Regina Tchelly. Enquanto isso, os alunos diziam “vou levar essa receita para minha casa”, “vou preparar para minha mãe”, “vou ensinar para minha família”, “nossa, ficou muito gostoso”!

Letícia Portella, coordenadora da Campanha Segunda sem Carne no Solar, foi quem fez o convite e preparou a cozinha juntamente com Dona Ana, nossa merendeira responsável também pelo lactário do Solar. “Neste mês em que a instituição celebra Dois Anos de Projeto de Vegetarianismo, trazer o Favela Orgânica, a Regina Tchelly para realizar esta oficina com os alunos foi mais uma forma de apresentar como é possível reaproveitar os alimentos e também reeducar a alimentação das pessoas, a começar por crianças e jovens”.

Voltar às notícias