Professoras e alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Solar Meninos de Luz se empenharam no planejamento e na produção de mais um Sarau de Poesia ao longo do mês de novembro. Nos dias 13 e 14 deste mês, tivemos apresentações de música, recitações de poesias e poemas, interpretações e poesias.
A Sala do Coral foi toda decorada para a ocasião. Para comemorar a Semana da Poesia, as professoras do Solar levaram livros de Cecília Meireles, para serem trabalhados em sala.
A turma do Jardim II produziu a “Árvore da Poesia”, que ficou na porta da sala. Na janela, apresentaram a poesia “As Borboletas”, de Vinicius de Moraes, com borboletas de feltro, confeccionadas pelas mães dos alunos. A turma do 1º ano do Ensino Fundamental I trabalhou o poema “A Estrela”, de Manuel Bandeira. Depois, divididos em meninos e meninas, eles recitaram a poesia “A Casa”. Enquanto os meninos liam uma estrofe as meninas cantavam outra!
A bibliotecária Jordana Urquiza recitou os poemas “Rápido e Rasteiro”, do Chacal, “Quando eu Morrer Quero Ficar”, de Mario de Andrade, “Vou-me Embora para Pasárgada”, de Cecilia Meireles, e “Não sou Feliz, nem Triste. Sou Poeta”. A diretora pedagógica, Rosemarie Ramalho, leu o poema “As Meninas”, de Cecília Meireles. Este poema também foi abordado por outras professoras na produção do Sarau. “O objetivo maior é incentivar a leitura e a escrita. Aprender a brincar com as palavras envolvendo a emoção”, declarou Rose.
Maria Vitória e Emily, alunas do 1º ano do ensino Fundamental I (Alfabetização) leram o textinho chamado “O Futebol”, que os próprios alunos escreveram. As poesias de Cecilia Meireles também foram trabalhadas nas aulas de sapateado. As alunas e a professora Natália Garlipe apresentaram o poema “Ou Isto, ou Aquilo” e os estudantes realizaram belíssimas apresentações.
O professor Ninho, da Oficina de Capoeira, foi convidado a participar do Sarau e recitou um poema de autoria própria “África Mãe”. Poemas como “O Menino Azul”, “A Bola”, “A Flor Amarela” também foram apresentados no Sarau. A poesia “O Sonho da Menina” foi interpretado pela aluna Beatriz, do 3º ano, e sua mãe.
A turma da Oficina de Balé com alunas do 1º ao 3º ano apresentou o poema “A Bailarina” com coreografia da professora Sylvia Barreto, ao som do violão do professor de música Cidel Cavalcante.
O Solar parabeniza os professores envolvidos diretamente no projeto: Valéria, Sheila, Camila, veralice, Josi, Ana Cristina, Helenice e os professores das oficinas complementares Cidel, Sylvia, Natália e Ninho! Obrigada a todos pela iniciativa e participação!
Para visualizar algumas fotos do Sarau de Poesia, clique aqui.