Com uma programação gratuita de eventos culturais e educativos, voltados para o meio ambiente e em homenagem ao poeta Fagundes Varella, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro, recebeu os alunos do Solar Meninos de Luz para participar do projeto Replantando São João Marcos, no dia 10 de agosto. A ação fez parte dos programas de educação ambiental e de reflorestamento do parque que aconteceram durante o mês de agosto.
Na ocasião, quarenta meninos e meninas, acompanhados por professores e colaboradores do Solar, fizeram o replantio de espécies nativas da região. Assim que chegaram ao local, nossos alunos assistiram a um vídeo sobre São João Marcos, seguido da palestra do Secretário de Meio Ambiente de Rio Claro, Mario Vidigal. Posteriormente, seguiram para o Circuito de Visitação, onde viram as ruínas e os achados arqueológicos da cidade desaparecida. Ao final do circuito, eles fizeram o replantio das mudas.
Segundo a professora Ana Lúcia, o parque está situado na região do Ribeirão das Lajes, uma das reservas da Mata Atlântica que ainda se encontra preservada e o passeio foi uma excelente oportunidade de mostrar de perto tudo o que tem sido trabalhado com os alunos em sala de aula. “O passeio foi maravilhoso! Nossos alunos puderam ver de perto uma parte da história do Brasil Colônia, onde os escravos trabalhavam no plantio do café no século XIX”, declarou a professora.
São João Marcos era uma das maiores produtoras de café do Estado e possuía cerca de 8 mil escravos que trabalhavam na cultura cafeeira. “E os alunos também viram o complexo arqueológico e ambiental com muita atenção. O ar puro, a natureza, o canto dos pássaros e o verde das matas encantaram a todos e com certeza nunca se apagarão da nossa memória”, detalhou Ana Lúcia.
Veja as fotos aqui.