Estudantes de Publicidade e Propaganda da Facha (Faculdades Integradas Helio Alonso) escolheram o Solar para realizar um trabalho de campo da disciplina Comunicação e Marketing II, com o professor Christian Bernard. No sábado, dia 24 de novembro, eles executaram uma Ação de Marketing de Guerrilha no restaurante Galeto Mania, no Cobal do Humaitá, com 4 horas de duração.
O termo Marketing de Guerrilha é usado quando o publicitário tem o objetivo de impor suas ideias, liquidando com as de seus concorrentes. Existem diversas formas de fazer a ação, desde intervenções nas ruas, como foi a maneira adotada pelo grupo, colocações de mídia em lugares inusitados, criações de espaços exclusivos para ações, entre outros.
Diante do desafio, o grupo procurou atrair novos “Padrinhos de Coração”. O foco foi a arrecadação de um mailing de pessoas interessadas em ajudar a instituição através do projeto Padrinho de Coração.
O grupo fixou no restaurante um grande coração de madeira pintado de vermelho, com bocais de lâmpadas encaixados preenchendo as extremidades. O garçom entregava junto com cada pedido dos clientes, uma lâmpada dentro de uma caixa que continha a seguinte mensagem: ‘’Com o valor do seu pedido você pode fazer a diferença. Acenda sua lâmpada’’.
Ao receber o material, todos, sem exceção, se mostraram curiosos. Trinta e duas pessoas foram impactadas, ou seja, mostraram interesse em saber o que estava acontecendo, se levantaram e foram até o coração para entender do que se tratava.
A meta era atingir 48 pessoas, que era o número de bocais para acenderem as lâmpadas no coração. Os estudantes conseguiram acender 23 lâmpadas.
Segundo a estudante Aline, integrante do grupo, a ação rendeu bons frutos e eles se surpreenderam. “Confesso que ficamos bem preocupados com alguns problemas técnicos que encontramos, por conta da forte chuva e vento. Superados os problemas, demos início a ação e foi muito bem desenvolvida!”, disse. “Esperamos que estas pessoas realmente façam parte do programa Padrinho de Coração e contribuam com o Solar”.