Nos últimos dois anos, o parceiro Hillel tem realizado atividades entre jovens israelenses junto aos alunos do Solar, além de dinâmicas ao longo do ano letivo e durante os finais de semana. No dia 18 de março, um grupo de alunos do Colégio Eliezer Steimberg e alguns jovens israelenses que vieram conhecer o Rio de Janeiro, foram trazidos ao Solar pelos amigos do Hillel.
Assim que chegaram, os jovens visitantes fizeram um passeio pela comunidade, acompanhados pela diretora do Solar, Isabella Maltaroli. Em seguida, participaram de um encontro na quadra coberta do Solar e na Sala de Multimeios para que os jovens pudessem conhecer os alunos do Solar da mesma faixa etária.
Para ultrapassar a barreira da língua, os voluntários do Hillel promoveram gincanas de integração e comunicação, nas quais deveriam formar grupos com diversos números de integrantes, grandes rodas com jovens que ainda não se conheciam. Eles giravam e conversavam com as pessoas que parassem na frente, independente do idioma e da escola.
Foram sugeridos alguns temas em comum para facilitar o diálogo e cada grupo preparou uma apresentação. O Solar apresentou uma coreografia trabalhada nas oficinas de Hip Hop.
Segundo alunos e professores do Colégio Eliezer, tudo o que realizaram aqui no Solar foi excelente e muito importante. “Tudo o que foi feito foi uma experiência extraordinária para eles”, declarou Rodrigo Baumworcel, professor do Colégio Eliezer e coordenador da dinâmica de integração.
Na mesma semana, recebemos um grupo de voluntários estrangeiros que deram suporte nasa obras das casas e ajudaram na construção da compostagem, criada pelo Marcelo Dau, do Universo Criativo, nos jardins do Solar.