Na segunda-feira, dia 18 de outubro, aconteceu no Teatro Meninos de Luz o primeiro encontro do Projeto “Fala tu” no Solar Meninos de Luz, do Grupamento de Aproximação com a Comunidade da UPP – Unidade de Polícia Pacificadora, do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.
O objetivo principal do projeto é buscar entender as críticas, pensamentos e práticas dos jovens, reconhecendo-os como indivíduos com direitos. O Grupamento de Aproximação da UPP apresentará aos jovens no decorrer dos encontros, que serão mensais, os projetos que vem sendo desenvolvidos pela UPP, bem como mostrará que a segurança publica é também um direito da juventude.
Este primeiro encontro foi conduzido pelo Capitão Nogueira, comandante da UPP da comunidade. Participaram do encontro 25 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do Solar Meninos de Luz e a equipe do Grupamento de Aproximação da UPP da comunidade.
No início os alunos estavam pouco a vontade, mas conforme a conversa foi acontecendo e os alunos puderam fazer perguntas, eles foram relaxando e aproveitaram o momento para perguntar o que sempre desejaram saber e que não tinham a oportunidade.
Perguntaram sobre o processo seletivo da Polícia Militar, sobre a seleção para ingressar no BOPE e na própria UPP, sobre a forma de abordagem em revistas pessoais e contaram alguns casos que aconteceram com eles antes e depois da pacificação. A opinião da maioria dos alunos presentes é que a UPP melhorou a vida da comunidade e dos moradores.
Sendo a juventude o principal segmento inserido no contexto de violência urbana, esse projeto busca através de um trabalho de educação cidadã, fazer da juventude a principal aliada da segurança pública, exigindo seus direitos por vias legais. O projeto acontecerá também em outros movimentos e organizações da comunidade, além do Solar Meninos de Luz. A iniciativa do projeto é do Grupamento de Aproximação da UPP do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.