A brincadeira é uma interação espontânea e prazerosa que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Ela permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor, desenvolvam habilidades cognitivas, emocionais e sociais, além de estimular a criatividade e a imaginação.
No entanto, no mundo moderno, as crianças estão cada vez mais envolvidas pelo uso excessivo de telas eletrônicas, como celulares e videogames. Essas tecnologias podem roubar preciosos momentos de brincadeiras, afetando negativamente o desenvolvimento infantil.
A Escola de Pais do mês de agosto ressaltou a importância de brincar e mostrou aos pais presentes o quão gostoso é uma boa brincadeira. As psicopedagoga Mauriceia da Costa e a educadora parental May Essinger compartilharam seus conhecimentos e realizaram uma dinâmica divertida com os pais para demonstrar os benefícios da brincadeira.
Devemos olhar para as brincadeiras como um momento valioso para o desenvolvimento infantil. Elas incentivam a exploração, a criatividade, a socialização e o fortalecimento dos laços afetivos. Brincar ao ar livre, praticar jogos, usar a imaginação e interagir com outras crianças são atividades que não podem ser substituídas por telas eletrônicas.
Brincar em grupo favorece princípios como compartilhar, cooperar, liderar, competir e obedecer às regras. Além disso, a brincadeira permite que as crianças se expressem, manifestem seus sentimentos e desprazeres.
Por outro lado, o uso excessivo de telas eletrônicas pode trazer consequências negativas para o desenvolvimento infantil. Estudos realizados pelo Instituto FIOCRUZ destacam que o tempo excessivo em frente às telas pode causar sedentarismo, obesidade, prejuízos na visão, dificuldades de sono e até mesmo problemas de comportamento e saúde mental. Além disso, a exposição prolongada às telas pode impactar negativamente a interação social da criança, prejudicando seu desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
Existe uma preocupação por parte de psicólogos e profissionais de saúde que alertam para a importância de estabelecer limites adequados para o uso de telas, levando em conta a idade da criança. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças com menos de 2 anos não tenham contato com telas e que crianças de 2 a 5 anos sejam limitadas a no máximo uma hora diária de exposição. Além disso, é fundamental que os pais e cuidadores estejam atentos e engajados nas atividades de brincadeiras, proporcionando momentos de interação e diversão junto às crianças.
Através do brincar, as crianças aprendem, se desenvolvem e adquirem habilidades importantes para o futuro. É papel dos pais, educadores e da sociedade em geral promover ambientes propícios para o brincar, limitar o uso de telas e incentivar atividades que promovam o desenvolvimento saudável das crianças.
Referências:
FMCSV – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Instituto FIOCRUZ
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
https://educador.brasilescola.uol.com.br/comportamento/a-importancia-brincar.htm
https://educador.brasilescola.uol.com.br/comportamento/a-importancia-brincar.htm